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O Primeiro - o número 1 na Internet.-
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Criado em 30 de março de 2005 |
Não confundir o site do Terço dos Homens :
www.tercodoshomens.com.br
com o
www.tercodoshomens.org.br
que é o mesmo
www.tercodoshomensmaerainha.org.br
Este site apresenta, com exclusividade, o Terço dos
Homens rezado nas suas origens pelo primeiro tesoureiro,
um dos fundadores do grupo.
Sr. Manoel Pedral, falecido à mais de 40anos -
ouçam
87 ANOS DE GRAÇAS E
BÊNÇÃOS
no Brasil e no mundo
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21 -
Santo Anselmo |
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Localização: Itália
Anselmo nasceu em Aosta, Piemonte, norte da Itália, em
1033. Sua família era rica e nobre. Sua mãe faleceu
quando tinha 15 anos; seu pai, que era conde, lhe
projetara uma brilhante carreira, e não permitiu que se
tornasse religioso, quando o filho manifestou este
desejo. Assim, até os 20 anos, com mansidão e docilidade
permaneceu em casa. Mas para seguir sua vocação
religiosa, Anselmo teve que fugir, sem nada levar. O
relacionamento com o pai já não era bom, uma vez que
este buscava somente a vida mundana e a queria impor ao
filho.
Viajou pela Borgonha e chegou até a Normandia, onde
conheceu o Monge Beneditino Lanfranc, Abade do Mosteiro
de Bec, que o levou a conhecer melhor a Jesus. Orientado
por ele, fez-se também beneditino e formou-se em
Teologia, e em 1063 foi nomeado prior, depois que seu
mestre e amigo foi indicado para Arcebispo de Cantuária,
na Inglaterra. Como prior, Anselmo escreveu o
“Monologium”, meditações sobre as razões da Fé,
oferecendo as provas metafísicas da existência de Deus,
e o “Proslogium”, sobre a fé que busca a
inteligência, ou, a contemplação dos atributos de Deus,
duas obras importantíssimas para a Filosofia e a
Teologia. Também redigiu os tratados sobre a verdade, a
liberdade, a origem do mal e a arte de raciocinar.
Em 1078 foi eleito Abade, promovendo uma grande reforma
monástica, que influenciou não apenas o ambiente
religioso, mas também o acadêmico e o secular. Isto
porque seus escritos, grandes em quantidade e qualidade,
tiveram ampla penetração. De fato, é considerado o
fundador da Ciência Teológica no Ocidente, Pai da
Escolástica, sucessor de Santo Agostinho e precursor de
São Tomás de Aquino em Metafísica. Defendia que a razão
humana tinha capacidade para investigar os mistérios
divinos; defendeu a Imaculada Conceição; e desenvolveu o
seu famoso “argumento ontológico” sobre a
existência de Deus: resumidamente, se temos a ideia de
um ser perfeito, a perfeição absoluta existe, logo o ser
perfeito – Deus – existe, e a existência em si é
constitutiva Dele. Este é um argumento a priori, ou
seja, que se deduz anteriormente a qualquer prova
oferecida depois (a posteriori).
Daí, consequentemente, a essência da Redenção acha-se na
união do indivíduo com Cristo na Eucaristia, sendo o
Batismo o início necessário para esta união.
Falecendo Lanfranc, Anselmo foi eleito para o seu lugar
como Arcebispo-Primaz da Inglaterra, em Cantuária
(1093). Lá sofreu a perseguição dos reis Guilherme, o
Vermelho, e Henrique I, cujas políticas eram contrárias
ao Catolicismo. Foi banido duas vezes, a primeira para
Campania na Itália, onde ficou algum tempo por questões
de saúde, e onde finalizou a obra “Cur Deus Homo”,
talvez o mais famoso tratado sobre a Encarnação de
Cristo. Mas voltando à Inglaterra, sua mansidão e
argumentos pacíficos acabaram por convencer os inimigos
e alcançar seus objetivos.
Faleceu em Cantuária, com 76 anos, em 1109. Foi
declarado Doutor da Igreja por sua grandiosa produção
teológica e literária.
Colaboração: José Duarte de Barros Filho
Reflexão: -
A obra filosófica e teológica de Santo Anselmo é potente
evidência da sua santidade, no contexto inestimavelmente
valoroso da busca da Verdade e do conhecimento
necessário para melhor obtê-la, dentro da melhor
tradição e exemplo beneditinos. Destacam-se a defesa da
capacidade da Razão humana (dada por Deus, que quis o
Homem capaz de conhecê-Lo) no entendimento da Verdade
divina, e temas como a Imaculada Conceição. Este dom e
apetite intelectual já são graças, porém note-se que
para desenvolvê-los Santo Anselmo teve, antes, que fazer
uma escolha capital: fugiu de casa, o que normalmente
não seria correto, mas em função de se afastar do
mundanismo, e de resto já em idade adulta; algo
semelhante aconteceu com São Francisco de Assis, ao
recusar e abandonar radicalmente o que lhe vinha dos
pais terrenos, para abraçar plenamente os bens do Pai
Eterno. Não se pode fazer algo assim por motivo e de
forma errada, mas eventualmente é necessária esta santa
coragem de buscar antes a Deus do que ao mundo –
“desde a época de João Batista até o presente, o Reino
dos Céus é arrebatado à força e são os violentos que o
conquistam” (Mt. 11, 12), isto é, existe a
necessidade de fazer violência contra os próprios apegos
terrenos para poder receber em plenitude a Jesus;
"Nihil amori Christi praeponere", "Nada antepor
ao amor de Cristo", como expressava São Cipriano,
lema adotado por São Bento na sua Regra monástica, e
também por Bento XVI no seu pontificado. Esta violência
contra as próprias paixões deve ter como resultado a
mansidão no trato com os outros, incluindo os
adversários, e este também foi o exemplo de Santo
Anselmo. Enfim, há uma coerência e riqueza no seu viés
filosófico e de vida, sintetizadas nas suas palavras:
“não quero compreender para crer, mas crer para
compreender, pois bem sei que sem a fé eu não
compreenderia nada de nada”.
Oração: -
Senhor Deus, de conhecimento perfeito, que nos destes a
Razão para conosco Se comunicar, concedei-nos por
intermédio de Santo Anselmo o gosto pelo saber que leva
a Vós, e ainda mais a humildade que ele viveu, para que
entendamos que só pela Fé bem orientada poderemos viver
o Vosso amor e vontade, na mansidão da alma que soube
intrepidamente tudo abandonar para estar só Convosco.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, e Nossa
Senhora.
Amém. |
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O Terço
(Rosário) dos Homens não exige
nada e não cobra nada da vida pessoal dos seus
participantes, o que faz
com que seus membros se sintam livres, e a liberdade dá ao
homem o poder de ser aquilo que ele deseja ser, daí as
transformações se sucederem de modo espontâneo
causado pelo contato que os mesmos passam a ter
com
Deus por intercessão
de Maria. |
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