A Intermediação de Maria Mãe dos Homens
para nos levar ao Cordeiro de Deus

'O ROSÁRIO É A VIDA DE CRISTO CONTEMPLADA COM O OLHAR DE MARIA'
"
Maria é aquela que nos acompanha na escuridão da noite até o clarear do novo dia”

O Primeiro - o número 1  na Internet.- clique aqui
                                                   Criado em 30 de março de 2005

Não confundir o site do Terço dos Homens : www.tercodoshomens.com.br
com o
www.tercodoshomens.org.br que é o mesmo 
www.tercodoshomensmaerainha.org.br

Este site apresenta, com exclusividade, o Terço dos Homens rezado nas suas origens pelo primeiro tesoureiro,  
um dos fundadores do grupo. Sr. Manoel Pedral, falecido à mais de 40anos -
ouçam


88 ANOS DE GRAÇAS E BÊNÇÃOS no Brasil e no mundo

- Santos(as) do dia - tirado do site: www.santuarioaparacida.com.br

PÁGINA INICIAL

- 20 - São Domingos de Silos

- Localização: Navarra, Espanha

Por volta do ano 1000, a Espanha era dividida em reinos vários. No de Navarra nasceu Domingos, em família pobre. Quando menino foi pastor de ovelhas, e sua bondade e generosidade já se mostravam por oferecer ele leite aos viajantes pobres. Tinha especial inclinação para os estudos, e o Cura da Paróquia o acolheu na sua escola; fez os estudos superiores com tanto êxito que o Bispo quis ordená-lo Sacerdote, o que Domingos recusou por não se considerar digno. Voltou-se então para a vida eremítica e em seguida para um Mosteiro Beneditino, onde achou sua plena vocação.

Monge exemplar, cresceu em conhecimento, espiritualidade, disciplina e zelo. Tanto que aos 30 anos foi designado para restaurar e reabrir o Mosteiro de Santa Maria, então fechado. Obteve dinheiro pedindo esmolas, e trabalhou como operário nas reconstruções. Terminada esta obra, foi destinado como abade do mosteiro de São Millian de la Cogolla, o mais importante na região, enquanto, entre os novos candidatos para Santa Maria, estavam seu próprio pai e alguns parentes.

O príncipe de Navarra cobiçava os bens do Mosteiro de Cogolla, e a situação crítica forçou Domingos a se transferir para o Reino de Castela, como Abade do Mosteiro de São Sebastião de Silos, em Burgos, em decadência na época. Mas por seu entusiasmo e trabalho em mais de 30 anos ali, foi considerado como um novo fundador da casa. Esmerou-se em desenvolver a cultura, enriquecendo a biblioteca com muitos manuscritos, e desenvolvendo e ensinando exemplarmente agricultura e pecuária. Mas sobretudo valorizou e exaltou as atividades monásticas, o esplendor do culto litúrgico, o zelo pastoral pelas populações vizinhas.

 Foi considerado o apóstolo de Castela; prenunciou a própria morte, a 20 de dezembro de 1073.

- Reflexão:
São inúmeros e indiscutíveis os exemplos da importância dos mosteiros, com destaque dos beneditinos, na evangelização, organização, desenvolvimento e civilização da Europa após a queda do Império Romano. Num tempo de barbárie, os mosteiros eram locais de paz, estudo e cultura, fé, evangelização e serviço ao próximo. Na Espanha da sua época, São Domingos de Silos foi talvez o mais destacado promotor da vida monástica e da sua ação benfazeja para os países e populações. Não por acaso o equilíbrio da Regra de São Bento facilitou este trabalho, que hoje também, numa nova era de barbárie cultural, se faz necessário.

- Oração:
Deus de paz e sabedoria, concedei-nos por intermédio de São Domingos de Silos o seu mesmo zelo no cuidado de civilizar as nossas almas, valorizando a oração, a disciplina e a obediência, o estudo e o trabalho, para que nossa caridade tenha melhores meios de verdadeiramente ajudar os irmãos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo e Maria Santíssima, perfeitos exemplos de oração e serviço.

- Amém.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

São Filogônio, Bispo de Antioquia

- Localização: Antioquia, Síria

São Filogônio foi um advogado e bispo da Igreja primitiva, nascido em Antioquia, Síria, no século III. Ele começou sua carreira defendendo os cristãos perseguidos e, com o tempo, tornou-se conhecido por sua integridade e justiça. Sua dedicação à defesa dos oprimidos o fez ser notado pelos líderes da Igreja.

Em meio às perseguições aos cristãos, Filogônio foi escolhido para ser bispo de Antioquia, assumindo uma das principais sedes da cristandade oriental. Ele serviu à Igreja com coragem, fortalecendo os fiéis em um tempo de grande oposição.

Durante seu episcopado, enfrentou desafios tanto internos quanto externos. Os cristãos eram perseguidos pelo Império Romano, e as heresias começavam a surgir. Filogônio dedicou-se a combater essas falsas doutrinas e a promover a fé verdadeira entre o povo.

Como Bispo, ele se destacou pela defesa do cristianismo ortodoxo, especialmente na época em que o arianismo começava a ganhar força. Sua firmeza na doutrina inspirou muitos fiéis e reforçou a unidade da Igreja em um tempo de grandes dificuldades.

São Filogônio também era conhecido por seu coração misericordioso e pelo cuidado com os necessitados, tratando de questões espirituais e materiais do seu rebanho. Ele buscava sempre a justiça e a caridade, valores que estavam enraizados em sua fé cristã.

Após anos de serviço dedicado, São Filogônio faleceu em paz, por volta de 324 d.C. Ele foi lembrado como um exemplo de fidelidade à fé e ao chamado de Deus, sendo reverenciado como santo pela Igreja tanto no Oriente quanto no Ocidente.

- Reflexão:
A espiritualidade de São Filogônio nos ensina a importância de uma fé sólida e de uma vida coerente com o Evangelho. Ele nos convida a defender a verdade com coragem, mesmo em meio às adversidades, e a cuidar dos que mais necessitam de auxílio. Que seu exemplo nos inspire a sermos defensores da fé e da justiça, confiantes na presença de Deus que nos fortalece em todas as situações.

- Oração:
São Filogônio, intercede por nós para que possamos manter uma fé firme e uma vida dedicada ao serviço de Deus e do próximo. Amém. Que teu exemplo de justiça e coragem nos inspire a sermos fiéis ao Evangelho e a viver com compaixão para com os necessitados.

- Amém.

 O Terço (Rosário) dos Homens não exige nada e não cobra nada da vida pessoal dos seus participantes, o que faz com que seus membros se sintam livres, e a liberdade dá ao homem o poder de ser aquilo que ele deseja ser, daí as transformações se sucederem de modo espontâneo causado pelo contato que os mesmos passam a ter com Deus por intercessão de Maria.