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ASSUNÇÃO GLORIOSA DA MÃE DE DEUS |
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A Assunção de
Nossa Senhora foi transmitida pela tradição escrita e oral da
Igreja. Ela não se encontra explicitamente na Sagrada Escritura, mas
está implícita.
Os protestantes acreditam que a Mãe de Deus, apesar de ter sido o
Tabernáculo vivo da divindade, devia conhecer a podridão do túmulo,
a voracidade dos vermos, o esquecimento da morte, o aniquilamento de
sua pessoa.
Vamos analisar o fato histórico, segundo é contato pelos primeiros
cristãos e transmitido pelos séculos de forma inconteste.
Na ocasião de Pentecostes, Maria Santíssima tinha mais ou menos 47
anos de idade. Depois desse fato, permaneceu Ela ainda 25 anos na
terra, para educar e formar, por assim dizer, a Igreja nascente,
como outrora ela educara, protegera, e dirigira a infância do Filho
de Deus.
Ela terminou sua "carreira mortal" na idade de 72 anos, conforme a
opinião mais comum.
A morte de Nossa Senhor foi suave, chamada de "dormição".
Quis Nosso Senhor dar esta suprema consolação à sua Mãe Santíssima e
aos seus apóstolos e discípulos que assistiram a "dormição" de Nossa
Senhora, entre os quais se sobressai S. Dionísio Aeropagita,
discípulo de s. Paulo e primeiro Bispo de Paris, o qual nos
conservou a narração desse fato.
Diversos Santos Padres da Igreja contam que os Apóstolos foram
milagrosamente levados para Jerusalém na noite que precedera o
desenlace da Bem-aventurada Virgem Maria.
S. João Damasceno, um dos mais ilustres doutores da Igreja Oriental,
refere que os fiéis de Jerusalém, ao terem notícia do falecimento de
sua Mãe querida, como a chamavam, vieram em multidão prestar-lhe as
últimas homenagens e que logo se multiplicaram os milagres em redor
da relíquia sagrada de seu corpo.
Três dias depois chegou o Apóstolo S. Tomé, que a Providência divina
parecia ter afastado, para melhor manifestar a glória de Nossa
Senhora, como dele já se servira para manifestar o fato da
ressurreição de Nosso Senhor.
S. Tomé pediu para ver o corpo de Nossa Senhora.
Quando retiraram a pedra, o corpo já não mais se encontrava.
Do túmulo se exalava um perfume de suavidade celestial!
Como o seu Filho e pela virtude de seu Filho, a Virgem Santa
ressuscitara ao terceiro dia. Os anjos retiraram o seu corpo
imaculado e o transportaram ao céu, onde ele goza de uma glória
inefável.
Nada é mais autêntico do que estas antigas tradições da Igreja sobre
o mistério da Assunção da Mãe de Deus, encontradas nos escritos dos
Santos Padres e Doutores da Igreja, dos primeiros séculos, e
relatadas no Concílio geral de Calcedônia, em 451.
Como Nossa Senhora era isenta do 'pecado original', ela estava imune
à sentença de morte (conseqüência da expulsão do paraíso terrestre).
Todavia, por não ter acesso à "árvore da vida" (que ficava no
paraíso terrestre), Maria Santíssima teria que passar por uma "morte
suave" ou uma "dormição".
Por um privilégio especial de Deus, acredita-se que Nossa Senhora
não precisaria morrer se assim o desejasse, ainda que não tivesse
acesso à "árvore da vida".
Tudo isso, é claro, ainda poderá ser melhor explicado com o tempo,
quando a Igreja for explicitando certos mistérios relativos à
Santíssima Virgem Maria que até hoje permanecem.
Muito pouco ainda descobrimos sobre a grandeza de Nossa Senhora,
como bem disse S. Luiz Maria G. de Montfort em seu livro "Tratado da
Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem".
É certo que Nossa Senhora escolheu passar pela morte, mesmo não
tendo necessidade.
Quais foram, então, as razões da escolha da morte por Nossa Senhora?
Pode-se levantar várias hipóteses. O Pe. Júlio Maria (da década de
40) assinala quatro:
1) Para refutar, de antemão, a heresia dos que mais tarde
pretenderiam que Maria Santíssima não tivesse sido uma simples
criatura como nós, mas pertencesse à natureza angélica.
2) Para em tudo se assemelhar ao seu divino Filho.
3) Para não perder os merecimentos de aceitação resignada da morte.
4) Para nos servir de modelo e ensinar a bem morrer.
Podemos, pois, resumir esta doutrina dizendo que Deus criou o homem
mortal. Deus deu a Maria Santíssima não o direito (por não ter
acesso à "Árvore da vida"), mas o privilégio, de ser imortal. Ela
preferiu ser semelhante ao seu Filho, escolhendo voluntariamente a
morte, e não a padecendo como castigo do pecado original que nunca
tivera.
Analisemos, agora, a Ressurreição de Maria Santíssima.
Os Apóstolos, ao abrirem o túmulo da Mãe de Deus para satisfazer a
piedade de São Tomé e ao desejo deles todos, não encontrando mais
ali o corpo de Nossa Senhora, deduziram e perceberam que Ela havia
ressuscitado!
Não era preciso ver à ressurreição para crer no fato, era uma
dedução lógica decorrente das circunstâncias celestiais de sua
morte, de sua santidade, da dignidade de Mãe de Deus, da sua
Imaculada Conceição, da sua união com o Redentor, tudo isso
constituía uma prova irrefutável da Assunção de Nossa Senhora.
A Assunção difere da ascensão de Nosso Senhor no fato de que, no
segundo caso, Nosso Senhor subiu por seu próprio poder, enquanto sua
Mãe foi assunta ao Céu pelo poder de Deus.
Ora, há vários argumentos racionais em favor da Assunção de Nossa
Senhora. Primeiramente, havendo entrado de modo sobrenatural nesta
vida, seria normal que saísse de forma sobrenatural, esse é um
princípio de harmonia nos atos de Deus. Se Deus a quis privilegiar
com a Imaculada Conceição, tanto mais normal seria completar o ato
na morte gloriosa.
Depois, a morte, como diz o ditado latino: "Talis vita, finis ita",
é um eco da vida. Se Deus guardou vários santos da podridão do
túmulo, tornando os seus corpos incorruptos, muito mais deveria ter
feito pelo corpo que o guardou durante nove meses, pela pele que o
revestiu em sua natureza humana, etc.
Nosso Senhor tomou a humanidade do corpo de sua Mãe. Sua carne era a
carne de sua Mãe, seu sangue era o sangue de sua Mãe, etc. Como
permitir que sua carne, presente na carne de sua santíssima Mãe,
fosse corrompida pelos vermes e tragada pela terra? Ele que nasceu
das entranhas amorosíssimas de Maria Santíssima permitiria que essas
mesmas entranhas sofressem a podridão do túmulo e o esquecimento da
morte? Seria tentar contra o amor filial mais perfeito que a terra
já conheceu. Seria romper com o quarto mandamento da Lei de Deus,
que estabelece "Honrar Pai e Mãe".
Qual filho, podendo, não preservaria sua Mãe da morte?
A dignidade de Filho de Deus feito homem exigia que não deixasse no
túmulo Aquela de quem recebera o seu Corpo sagrado. Nosso Senhor
Jesus Cristo, por assim dizer, preservando o corpo de Maria
Santíssima, preservava a sua própria carne.
Ainda podemos levantar o argumento da relação imediata da paixão do
Filho de Deus e da compaixão da Mãe de Deus, promulgada, de modo
enérgico, no Evangelho, pela profecia de S. Simeão falando à própria
Mãe: "Eis que este menino está posto para a ressurreição de muitos
em Israel, e para ser alvo de contradição. E uma espada transpassará
a tua alma" (Luc. 2, 34, 45).
Esta tradução em vernáculo (português, no caso) é larga. O texto
latino (em latim) tem uma variante que parece ir além do texto em
português. "Et tuam ipsius animam pertransibit glaudius" - o que
quer dizer literalmente: o mesmo gládio transpassará a alma dele e a
vossa.
Como seria possível que o Filho, tendo sido unido à sua Mãe em toda
a sua vida, na sua infância e na sua dor, não se unisse à Ela na sua
glória?
Tudo isso se levanta dos Evangelhos.
A Assunção de Maria Santíssima foi sempre ensinada em todas as
escolas de teologia e não há voz discordante entre os Doutores. A
Assunção é como uma conseqüência da encarnação do Verbo.
Se a Virgem Imaculada recebeu outrora o Salvador Jesus Cristo, é
justo que o Salvador, por sua vez, a receba. Não tendo Nosso Senhor
desdenhado descer ao seu seio puríssimo, deve elevá-la agora, para
partilhar com Ela a sua glória.
Cristo recebeu sua vida terrena das mãos de Maria Santíssima.
Natural é que Ela receba a Vida Eterna das mãos de seu divino Filho.
Além de conservar a harmonia em sua própria obra, Deus devia
continuar favorecendo a Virgem Imaculada, como Ele o fez, desde a
predestinação até a hora de sua morte.
Ora, podendo preservar da corrupção do túmulo a sua santa Mãe, tendo
poder para fazê-la ressuscitar e para levá-la ao céu em corpo e
alma, Deus devia fazê-lo, pois Ele devia coroar na glória aquela que
já coroara na terra... Dessa forma, a Santíssima Mãe de Deus
continuava a ser, na glória eterna, o que já fora na terra: "a mãe
de Deus e a mãe dos homens".
Tal se nos mostra Maria na glória celestial, como cantava o Rei de
sua Mãe, assim canta Deus de Nossa Senhora: "Sentada à direita de
seu Filho querido" (3 Reis, 2, 19), "revestida do sol" (Apoc. 12,
1), cercada de glória "como a glória do Filho único de Deus" (Jo. 1,
14), pois é a mesma glória que envolve o Filho e a Mãe! Ele nos
aparece tão belo! E ela como se nos apresenta suave e terna em seu
sorriso de Mãe, estendendo-nos os braços, num convite amoroso, para
que vamos a Ela e possamos um dia partilhar de sua bem-aventurança! |
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