A Intermediação de Maria Mãe dos Homens
para nos levar ao Cordeiro de Deus

'O ROSÁRIO É A VIDA DE CRISTO CONTEMPLADA COM O OLHAR DE MARIA'
"
Maria é aquela que nos acompanha na escuridão da noite até o clarear do novo dia”

  O Primeiro - o número 1  na Internet.- clique aqui
Criado em 30 de março de 2005

Não confundir o site do Terço dos Homens : www.tercodoshomens.com.br
com o
www.tercodoshomens.org.br que é o mesmo 
www.tercodoshomensmaerainha.org.br

Este site apresenta, com exclusividade, o Terço dos Homens rezado nas suas origens pelo primeiro tesoureiro,  
um dos fundadores do grupo. Sr. Manoel Pedral, falecido à mais de 37 anos -
ouçam


86 ANOS DE GRAÇAS E BÊNÇÃOS no Brasil e no mundo

O Dia do Senhor

PÁGINA INICIAL

Frei Ildo Perondi - Biblista
Londrina - PR

Pergunta: Na Bíblia está escrito que nós devemos guardar o Sábado, como dia Santo. Então por que nós, cristãos guardamos o Domingo?

No Antigo Testamento nós encontramos o mandamento de Deus que devemos guardar o Sábado como Dia Santo. Lembra-te do dia do Sábado para santificá-lo. Trabalharás durante seis dias e farás a tua obra. O sétimo dia, porém, é o Sábado do Senhor teu Deus. Não farás nenhum trabalho, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu escravo, nem tua escrava, nem teu animal, nem o estrangeiro que está em tuas portas (Êxodo 20, 20, 8-10; Deuteronômio 5, 12-14).

Por que a Bíblia pede guardar o Sábado? Os textos bíblicos dão duas explicações bem diferentes: Em Ex. 20, 11 é porque Deus descansou depois da sua obra. Em Dt. 5, 15 é para lembrar que o povo era escravo no Egito e lá tinha que trabalhar o tempo todo e não tinha descanso.
 
No livro do Gênesis nós vemos que Deus criou tudo em seis dias, mas a Criação só estava completa com o descanso, que aconteceu no sétimo dia. O repouso faz parte da obra de Deus. E é a parte mais importante. Portanto, o máximo da Criação está no seu fim, no último dia.

Os judeus que seguem somente o Antigo Testamento são fiéis e devem continuar guardando o sétimo dia.

Mas nós, cristãos, seguimos também o Novo Testamento. Jesus Cristo em sua vida terrena também realizou a sua obra. Durante três anos passou fazendo o bem. Os primeiros cristãos seguiam o que Jesus fez e disse. A atividade de Jesus foi concluída na sexta feira santa, portanto, no sexto dia. No dia de Sábado Jesus repousou (assim como fez Deus no AT.).

Mas, no primeiro dia da Semana aconteceu algo extraordinário: a Ressurreição de Jesus! A vida venceu a morte! E este fato foi o início da nova criação. Uma criação que não termina nunca. A ressurreição de Jesus foi o fato marcante e que deu início ao NT. Sem a Ressurreição de Jesus, não teria havido Igreja, nem Novo Testamento., e o dia mais importante não era o último, mas sim o primeiro.

Então os cristãos entenderam que a Ressurreição de Jesus era o início da Nova e definitiva Criação de Deus. No Primeiro dia da Semana (portanto no Domingo) as mulheres foram ao túmulo e Jesus já havia ressuscitado (Mateus 28, 1; João 20, 1). Elas foram com medo, mas a notícia da Ressurreição encheu seu coração de alegria!

Depois disso as primeiras comunidades começaram a se encontrar e celebrar no Domingo: No primeiro dia da semana estando nós reunidos para a fração do pão... (Atos 20, 7). Portanto, o dia da eucaristia passou a ser o dia da Ressurreição. Ou então veja 1ª Coríntios 16, 1-2, onde Paulo pede para a comunidade que façam a coleta para os pobres no primeiro dia da semana, como havia orientado todas as Igrejas da Galácia.

Daí em diante os judeus continuaram a descansar e celebrar no Sábado, segundo o AT. Os cristãos passaram a descansar e celebrar no Domingo. É certo que mais importante do que discutir qual dia deve ser respeitado, hoje devemos nos questionar: O que estamos fazendo com o Dia do Senhor? É um dia de descanso para o nosso corpo; um dia para parar o trabalho, e por isso, um Dia de Deus, dia de Oração, de encontro com Deus? Ou está sendo um dia onde se faz de tudo (trabalhos, jogos, farras, orgias...)?

Nossa semana tem sete dias. Seis deles são para realizarmos a nossa obra e que deve ser boa como foi o trabalho de Deus. Um dia por semana é sagrado e abençoado! Pertence a Deus!

 O Terço (Rosário) dos Homens não exige nada e não cobra nada da vida pessoal dos seus participantes, o que faz com que seus membros se sintam livres, e a liberdade dá ao homem o poder de ser aquilo que ele deseja ser, daí as transformações se sucederem de modo espontâneo causado pelo contato que os mesmos passam a ter com Deus por intercessão de Maria.