A Intermediação de Maria Mãe dos Homens
para nos levar ao Cordeiro de Deus

'O ROSÁRIO É A VIDA DE CRISTO CONTEMPLADA COM O OLHAR DE MARIA'
"
Maria é aquela que nos acompanha na escuridão da noite até o clarear do novo dia”

  O Primeiro - o número 1  na Internet.- clique aqui
Criado em 30 de março de 2005

Não confundir o site do Terço dos Homens : www.tercodoshomens.com.br
com o
www.tercodoshomens.org.br que é o mesmo 
www.tercodoshomensmaerainha.org.br

Este site apresenta, com exclusividade, o Terço dos Homens rezado nas suas origens pelo primeiro tesoureiro,  
um dos fundadores do grupo. Sr. Manoel Pedral, falecido à mais de 37 anos -
ouçam


86 ANOS DE GRAÇAS E BÊNÇÃOS no Brasil e no mundo

A Oração: uma Conversa Íntima com o Senhor

PÁGINA INICIAL

*Israel Gomes

Quem de nós não gosta de conversar com quem ama? Quem não aprecia um diálogo com um verdadeiro amigo, aquele alguém que sabe nos compreender? Quem de nós não valoriza o simples gesto de encostar seus ombros nos ombros amáveis de sua mãe? Se é bom nos relacionarmos com os seres humanos, melhor ainda é manter um contato com Deus, por meio da oração. A nossa oração tem que ser não somente uma conversa cheia de pedidos e queixas, mas uma conversa amorosa com Jesus e, por isso, ela não deve ser interrompida nem mesmo nos momentos em que estamos fisicamente longe do Sacrário. Podemos nos dirigir ao Senhor, que a todo o momento nos acompanha, elevando a Ele o nosso pensamento. Seja através de uma jaculatória, um Pai-nosso, um trabalho bem feito, um sorriso, enfim, tudo ao longo de nosso dia pode ser transformado em uma oração ao Senhor. As orações e atos de amor que fazemos a Deus são como canções que o amor humano dirige a Ele.

A nossa oração deve ser um momento de profunda intimidade com Deus; a Ele devemos elevar nossos pedidos e nossas súplicas. Nossos dias devem ser cheios desses momentos de intimidade com o Senhor. A correria do dia-a-dia não pode ser um empecilho que atrapalhe nossa oração, pois podemos rezar inclusive na fila de um banco, no trânsito - ao pegarmos os terríveis engarrafamentos - e em tantos outros momentos. Que não falte no nosso cotidiano alguns momentos dedicados especialmente a conviver com Deus, fazendo pequenas ações de graças para que, no Domingo, o dia do Senhor, possamos incrementar nossa oração com a participação na Eucaristia, que é, ao mesmo tempo, a oração mais perfeita que podemos oferecer ao nosso Deus.

Em nossas orações, não precisamos nos preocupar em dizer belas palavras ou em fazer as mais lindas orações. Muitas vezes, o silêncio falará mais que mil palavras. Silenciando nossa boca, Deus escutará com mais clareza o que o nosso coração tem para lhe dizer. Recordemos o episódio do fariseu e do publicano. O fariseu se encheu de elogios, dizendo ao Senhor que praticava as boas obras e que pagava os impostos. O publicano, por sua vez, reconheceu sua pequenez e se humilhou diante de Deus. Sem muitas palavras, ele disse ao Senhor: “Ó Deus, tende piedade de mim, que sou um pecador!” (Lc. 18, 13). O Senhor nos alerta: “declaro-vos que esse voltou justificado para casa”! (Lc. 18, 14). Na oração com o Senhor quem deve falar é o coração. É Jesus quem nos ensina o segredo da nossa oração. Ele nos diz: “Não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário antes de vós Lho pedirdes” (Mt. 6, 6-8).

Jesus nos diz: “Pedi e recebereis!” (Jo. 16, 24). Deus não se cansa nunca de nos atender. Ele está ao nosso lado nos perguntando: “Que queres que Eu te faça”? (Lc. 18, 41). Mas devemos saber pedir, o que pedir e como pedir. Nós somos muito imediatistas; queremos que Deus nos atenda tão logo pedimos. Temos que ter paciência em Deus e ter a confiança de que Ele nos atenderá no momento oportuno. Assim foi com o paralítico na piscina de Betesda, que, há 38 anos, esperava uma oportunidade para entrar na piscina e ficar curado, até encontrar Jesus, que o curou definitivamente. Deus nos conhece melhor que nós mesmos. Sabe o que é melhor para nós e do que precisamos; no momento certo, Ele nos atenderá. São Basílio Magno nos adverte: “Pedes e não recebes, porque tua oração foi mal feita ou sem fé, sem devoção ou desejo; ou porque pediste coisa que não se referia à tua salvação eterna, ou pediste sem perseverança”.

Devemos colocar nossas misérias diante de Deus e Ele saberá transformá-las em riqueza. São Josemaria Escrivá nos ensina: “Nosso Pai-Deus, quando acudimos a Ele com arrependimento, da nossa miséria tira riqueza; da nossa debilidade, fortaleza. O que não nos há de preparar então, se não o abandonamos, se freqüentamos a sua companhia todos os dias, se lhe dirigimos palavras de carinho confirmadas com as nossas ações, se lhe pedimos tudo, confiados na sua onipotência e na sua misericórdia? Se prepara uma festa para o filho que o traiu, só por tê-lo recuperado, o que não nos outorgará a nós, se sempre procuramos ficar a seu lado”? (“Amigos de Deus, 308-309”).

Deus é nosso Pai. Ele sabe das nossas necessidades e ainda conta com uma Auxiliar que é puro amor: a Virgem Maria. Ela está sempre atenta, olhando e intercedendo por nós, dizendo a Jesus: “Eles não têm mais vinho”! (Jo. 2,.3).

*Membro do grupo Encontro SIM (Somos Instrumentos de Maria) e agente pastoral da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia - Vila Planalto.

 O Terço (Rosário) dos Homens não exige nada e não cobra nada da vida pessoal dos seus participantes, o que faz com que seus membros se sintam livres, e a liberdade dá ao homem o poder de ser aquilo que ele deseja ser, daí as transformações se sucederem de modo espontâneo causado pelo contato que os mesmos passam a ter com Deus por intercessão de Maria.