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O Primeiro - o número 1 na Internet.-
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Criado em 30 de março de 2005 |
Não confundir o site do Terço dos Homens :
www.tercodoshomens.com.br
com o
www.tercodoshomens.org.br
que é o mesmo
www.tercodoshomensmaerainha.org.br
Este site apresenta, com exclusividade, o Terço dos
Homens rezado nas suas origens pelo primeiro tesoureiro,
um dos fundadores do grupo.
Sr. Manoel Pedral, falecido à mais de 40
anos -
ouçam
86 ANOS DE GRAÇAS E
BÊNÇÃOS
no Brasil e no mundo
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Mensagem do
Padre
Clóvis de Jesus Bovo, CSR |
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I. A Bíblia
é:
- mais uma prova do carinho de Deus para conosco.
- a carta que Ele nos escreveu
- nosso apoio nas dificuldades
- nossa Luz nas encruzilhadas escuras.
- nosso manual de consulta
- nosso Pronto Socorro.
II. A santa Bíblia é usada de diversas maneiras e para vários
fins:
- Os pesquisadores e cientistas estudam sua história: como se
originou, quem a escreveu, qual sua ligação com a cultura dos seus
contemporâneos.
- Os exegetas estudam seu conteúdo, debruçando-se sobre cada
versículo.
- Alguns interpretadores param no tempo em que foi escrita. Outros
a transportam para os tempos de hoje
- Os poetas se encantam com a beleza do seu estilo, das suas
figuras e parábolas.
- Os insatisfeitos fazem dela uma arma de ataque.
- Outros citam-na de cor para exibir sabedoria, mas continuam
vazios.
- Para todos nós deve ser a Luz no caminho que conduz à vida plena
em Deus.
III. É isso que Jesus ensina no Evangelho:
- Não só ouvir, mas praticar.
- Não somente ler e estudar, mas viver sua mensagem.
- Mesmo quem não sabe ler ou não escuta, pode seguir seus
ensinamentos.
- Jesus encarnou em si a Bíblia. É a Palavra do seu Pai nos
mandou.
- Escutemo-la. Sigamo-la.
01 - Um Livro escrito em mutirão
Hoje
qualquer pessoa tem acesso ao Livro mais famoso do mundo: a Bíblia
Sagrada. Ela já foi traduzida para todas as línguas
(aproximadamente em 1685 idiomas).
A Bíblia foi escrita por partes e em diversas etapas. Começou a
ser escrita, mais ou menos, pelo ano 1250 antes de Cristo - no
tempo de Moisés - quando o faraó Ramsés II governava o Egito. A
última parte da Bíblia foi escrita no final da vida do evangelista
e apóstolo São João, por volta do ano 100 depois de Cristo.
Portanto, foram necessários 1350 anos para a Bíblia ser escrita.
O Museu Britânico e a Biblioteca do Vaticano guardam as cópias
mais antigas da Bíblia.
02 - No que foi escrita a Bíblia?
No tempo que foi escrita a Bíblia não existia papel como hoje,
muito menos as máquinas impressoras. A Bíblia foi escrita à mão, e
em diversos materiais, como cerâmica, papiro e pergaminho.
Cerâmica: conhecida como a arte mais antiga da humanidade.
O barro servia para fazer desde vasos, até chapas, nas quais se
escrevia. Muitos textos bíblicos foram escritos nesses "tijolos".
Papiro: planta originária do Egito. Nascia e crescia
espontaneamente às margens do Rio Nilo, chegando até a altura de 4
metros. Do Egito o papiro passou para a Síria, Sicília e Palestina
(onde foi escrita a Bíblia). Do papiro era feita uma espécie de
folha de papel para nela se escrever. Seu caniço era aberto em
tiras e prensado ainda úmido. O papiro era ainda usado na
fabricação de barcos e cestos. Dizem que 3.000 a.C os egípcios já
escreviam no papiro. Tais folhas eram escritas só de um lado e
depois guardadas em rolos. Daí que veio a palavra BÍBLIA. A folha
tirada do caule do papiro chamava-se BIBLOS.
Biblos Livro (plural de Biblos = Bíblia)
Bíblia os livros ou coleção de livros.
Pergaminho:
feito de couro curtido de carneiro. Começou a ser usado como
"papel" na cidade de Pérgamo, pelo rei Éumens II 200 a.C. Pérgamo
era uma importante cidade da Ásia Menor. Os egípcios, com inveja
da grande importância da biblioteca de Pérgamo, não quiseram mais
vender papiro para os moradores daquela cidade. Por isso, o rei de
Pérgamo se viu obrigado a usar outro material para a escrita, que
foi a pele de ovelha. O pergaminho se espalhou rapidamente para
outras regiões.
Os pergaminhos, assim como as folhas de papiro, não eram
"encadernados" num livro como fazemos hoje. Os antigos ligavam
umas folhas às outras e faziam "rolos".
03 - Como a Bíblia está dividida e em que língua foi escrita?
A Bíblia divide-se em duas (2) grandes partes: Antigo
Testamento (AT) e Novo Testamento (NT).
Antigo Testamento: é formado por 46 livros escritos
antes de Cristo. Todo o Antigo Testamento foi escrito em hebraico
ou aramaico, menos o Livro da Sabedoria, I e II Macabeus e trechos
dos Livros de Daniel e de Ester, que foram escritos em grego.
Novo Testamento: formado por 27 livros que contam a
vida de Jesus e a formação da Igreja. O Novo Testamento foi
escrito em grego, menos o Evangelho de São Mateus que foi escrito
em aramaico.
Portanto a Bíblia é formada por 73 livros.
Sendo 46 Livros no AT + 27 Livros no NT
Bíblia = Livros
O hebraico era uma língua do Povo Hebreu ou Povo de Deus. Era
especialmente religiosa. O aramaico era uma língua usada no meio
diplomático.
No tempo de Jesus já não se usava mais o hebraico e sim o
aramaico.
Na Bíblia a
palavra Testamento tem o sentido de:
Aliança, Antiga Aliança e Nova Aliança
Toda a Bíblia
gira em torno da Aliança que Deus fez com seu povo.
Aliança - é um contrato muito especial. Um pacto de amor
entre as pessoas. Um compromisso de fidelidade entre Deus e os
homens. No Antigo Testamento essa Aliança foi selada com um sinal
visível:
Decálogo Dez Mandamentos
A Aliança foi gravada na pedra e selada com o sangue dos animais.
No Novo Testamento a Nova Aliança é gravada no Espírito e selada
com o Sangue de Jesus. A Nova Aliança ao contrário da Antiga
Aliança que era feita somente com o Povo de Israel, é uma Aliança
Universal, aberta a todos os homens que aceitam a proposta da
Salvação trazida por Jesus.
A
Antiga Aliança é a promessa; a Nova é a sua realização. Cristo é a
plena realização da Antiga e Nova Alianças. Ele é o "Alfa" e o
"Ômega" (Alfa e Ômega são a primeira e a última letra do alfabeto
grego). Significa que Jesus é o começo e fim de todas as coisas.
04 - "Muitos Livros" num só Livro
A Bíblia é um livro de volume único, que reúne muitos assuntos
diferentes. A cada um desses assuntos dá-se o nome de Livros.
Exemplo: há um trecho da Bíblia que fala da saída do povo de Deus
do Egito - Livro do Êxodo (a palavra Êxodo significa saída).
De onde é tirado o nome ou o título do livro: O nome é tirado de
diversos lugares e de vários modos:
• Assunto contido no Livro. Ex: Livro da Sabedoria;
• Nome do autor do Livro. Ex: I Carta de São Pedro;
• Nome da comunidade para a qual o Livro foi escrito. Ex: Carta
aos Romanos;
• Nome do personagem central em torno do Livro. Ex: Livro de
Josué.
05 - Bíblia, o Livro inspirado por Deus.
O principal Autor da Bíblia é DEUS. Os escritores sagrados
(homens) registraram suas experiências de fé e de vida, inspirados
por Deus. Antes desses Livros serem registrados - TRADIÇÃO ESCRITA
- tais experiências eram passadas oralmente de geração em geração
- TRADIÇÃO ORAL.
"Toda a Escritura é inspirada por Deus
e útil para ensinar e para convencer, para corrigir
e para educar na justiça, a fim de que o homem
de Deus seja perfeito e preparado para as boas obras”
(2ª Tm. 3, 16-17)
Hagiógrafo: é aquele que escreve a Palavra de Deus.
Ele é inspirado pelo Espírito Santo.
Quando falamos em Livros Inspirados, entendemos aqueles Livros que
formam a Bíblia Sagrada. São os 73 Livros, reconhecidos
oficialmente pela Igreja como tais. São chamados Livros Canônicos.
Essa inspiração para escrever Livros da Bíblia já foi encerrada no
tempo dos Apóstolos. Agora não se acrescenta mais nenhum Livro.
Livros Apócrifos: São os Livros não inspirados.
Também não quer dizer que sejam falsos. São até piedosos e
edificantes. Seus escritos estão misturados com lendas e muita
imaginação. Não fazem parte dos Livros Canônicos.
06 - Modo de falar dos hebreus
Precisamos ter bem claro que os escritores da Bíblia eram
pessoas simples, diferentes dos gregos e latinos, que eram
desenvolvidos na filosofia e usavam uma linguagem racional. O povo
de Deus usava uma linguagem bem concreta, personificando seu
pensamento.
Ex: "humanidade" = carne (Gn. 6, 12); Para dizer que a mulher
tinha a mesma natureza humana do homem, Adão se expressou com esta
linguagem: (Gn. 2, 23) - "Eis agora aqui, o osso de meus ossos e a
carne da minha carne".
Quem não leva em conta essas coisas próprias da língua do povo que
escreveu a Bíblia, não vai entender a Palavra de Deus.
07 - A palavra "irmão" e os hebraísmos
Os orientais gostavam muito de usar provérbios. Recorriam as
hipérboles (expressões exageradas).
Ex: "É mais fácil um camelo passar no fundo de uma agulha, do que
um rico entrar no reino dos céus".(Mt. 19, 24).
Outra coisa que precisamos entender são os "Hebraísmos", ou seja,
certas expressões próprias da língua hebraica que não tem tradução
em outras línguas. Ex: alguém ama uma pessoa mais que a outra -
ama uma pessoa e odeia a outra (Lc. 14, 26).
Precisamos notar também a palavra "Irmão". No hebraico não existem
as palavras "primos, tio, tia, sobrinhos, etc." Qualquer
parentesco usa-se a palavra Irmão. Ex: Mt. 13, 55-56; Mt. 12, 48; Gn. 11, 27-28; Gn. 13, 8
08 - Formas literárias da Bíblia
Para entendermos qualquer Livro da Bíblia, precisamos saber a
que gênero literário pertence, ou seja, a forma de literatura
usada para escrever. Forma literária é o conjunto de regras e
expressões usadas para escrever tal tipo de Livro. Os gêneros
literários que se encontram na Bíblia são os seguintes:
• Tratados Religiosos: Com aparência de narração histórica,
apresentam verdades religiosas. Não podem ser entendidos como
história propriamente dita. Ex. Gn. 1 a 11.
• História Popular: é quando mistura um pouco de história
verdadeira com elementos de fantasia. Trata-se de um modo de
ensinar a religião.
• Histórias Descritivas: Possui uma finalidade religiosa,
mas os personagens e os fatos são todos verdadeiros, documentados
pela história.
• Gênero Didático:
São Livros que trazem instruções
religiosas ou morais. Fazem recomendações e dão orientações de
vida.
• Gênero Profético: Apresentam a Palavra de Deus através
dos profetas, que advertem, repreendem e encorajam o Povo de
Israel diante da realidade em que vive.
• Gênero Apocalíptico:
São visões proféticas sobre a sorte
do Povo de Deus.
• Gênero Poético:
Apresenta a Palavra de Deus à maneira de
poesia, usando, portanto, de maior liberdade e recurso literário.
• Gênero Jurídico:
é a Palavra de Deus apresentada sob a
forma de Lei. É um modo de escrever bem diferente daquele usado na
poesia.
• Gênero Epistolar: "Epistola" é uma palavra latina que
significa carta. O gênero epistolar traz a Palavra de Deus à
maneira de Cartas dirigidas a certas comunidades ou pessoas.
09 - O significado dos números na Bíblia
Na mentalidade dos povos antigos, os números tinham um sentido
simbólico. Muitas vezes significavam qualidade e não quantidade.
Os orientais não sabiam falar sem recorrer ao simbolismo dos
números e dos provérbios. Assim, por exemplo, para dizer que uma
pessoa era virtuosa e abençoada por Deus, a Bíblia diz que tal
pessoa viveu uma grande soma de anos.
Os números ímpares eram sempre mais perfeitos que os pares. Pelo
fato de serem mais facilmente divisíveis, os números pares eram
inferiores, pois davam a idéia de coisa fraca. Os números
simbólicos mais freqüentes na Bíblia são: Um, Três, Sete, Dez e
Doze. O Dez e o Doze não são ímpares, mas tinham uma razão
especial para entrar na lista dos números simbólicos.
• Um: era o número perfeito por excelência, por ser o
primeiro ou origem dos outros números.
• Três: era número perfeito por ser o primeiro composto de
ímpar, e por representar o triângulo, que era uma figura perfeita,
com três faces iguais.
• Sete: o mais significativo na linguagem bíblica. Começa
por isto: Deus fez o mundo em sete dias (Gn. 1, 1-31; 2, 1-2).
Indicava perfeição e totalidade.
Quando Pedro perguntou a Jesus se deveria perdoar o irmão até sete
vezes, o Senhor respondeu-lhe: - "Não te digo até sete, mas até
setenta vezes sete" (Mt. 18,21-22). O perdão deve ser completo -
infinitamente.
• Dez: entrou na lista dos números perfeitos, apesar de não
ser ímpar, porque dez são os dedos das mãos. E essa era a maneira
primitiva de se contar.
• Doze: era um número simbólico porque o ano divide-se em
12 meses. Indica plenitude e perfeição. As tribos de Israel eram
doze (Gn. 35, 22-26). Os Apóstolos eram doze (Mt. 10, 1-5). O
número dos eleitos era 144 mil, sendo doze mil de cada uma das
tribos de Israel (Ap. 7, 4-8).
10 - Nome de Deus na Bíblia
Quando Jesus nasceu, foi-lhe dado um nome. Antes disso, não se
encontra na Bíblia nenhum lugar onde se dê um nome a Deus. Mesmo
quando Moisés perguntou a Deus qual era o Seu Nome, Deus não lhe
disse qual o Seu Nome. Mas usou de expressão em lugar do nome.
Para o Povo de Deus o nome não era apenas uma palavra externa com
a qual chamamos alguém. O nome possuía um conteúdo interior.
Deveria significar aquilo mesmo que a pessoa era no íntimo de seu
ser. Daí a dificuldade de se chamar Deus por um nome. Quem poderia
penetrar o íntimo divino?
Na Bíblia encontramos certas expressões que designavam a Pessoa
Divina. Eis as mais conhecidas:
• Elôhim: é o plural de "El" ? O Senhor.
• Adonai: quer dizer Meu Senhor ou Meu Deus.
• Elyon: significa a parte mais alta de um lugar. É usada
para dizer O Deus Altíssimo.
• Saddai: palavra que significa O Todo Poderoso.
• Javé: (Jaheweh) quer dizer: Eu Sou Aquele Que Sou.
• Jeová: é uma tradução errada de "Yahweh".Os judeus tinham
excesso de respeito com o nome de Deus. O segundo mandamento do
Decálogo (10 mandamentos) não permitia que se pronunciasse o nome
de Deus em vão. Então por medo de usar indevidamente um nome tão
sagrado, os judeus passaram a escrever "Javé" somente com as
quatro consoantes, sem as vogais. Então ficou Yhwh. Mais tarde,
colocaram as vogais da palavra Adonai e surgiu " Yehowah" ( Jeová
) em lugar de Yaheweh ( Javé ). Quer dizer Deus. |
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11 - Como estão
agrupados os Livros na Bíblia |
Antigo
Testamento
- 46 Livros |
Pentateuco |
Livros históricos |
Livros sapienciais |
Livros proféticos |
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1. Gênesis - Gn. |
01. Josué – Js. |
1. Jó - Jo |
01. Isaias - Is. |
2. Êxodo - Ex. |
02. Juízes – Jz. |
2. Salmos – Sl. |
02. Jeremias - Jr. |
3. Levítico - Lv. |
03. Rute – Rt. |
3. Provérbios - Pr. |
03. Lamentações - Lm. |
4. Números - Nm. |
04. Io
Samuel - Io
Sm. |
4. Eclesiastes - Ecl. |
04. Baruc - Br. |
5. Deuteronômio - Dt. |
05. IIo
Samuel - IIo
Sm. |
5.
Cântico
dos Cânticos - Ct. |
05. Ezequiel - Ez. |
|
06. Io
Reis - I Rs. |
6. Sabedoria - Sb. |
06. Daniel - Dn. |
|
07. IIo
Reis – II Rs. |
7. Eclesiástico - Eclo. |
07. Oséias - Os. |
|
08. Io
Crônicas - I Cr. |
|
08. Joel - Jl. |
|
09. IIo
Crônicas - II Cr. |
|
09. Amós - Am. |
|
10. Esdras - Esd. |
|
10. Abdias - Ab. |
|
11. Neemias - Ne. |
|
11. Jonas - Jn. |
|
12. Tobias - Tb. |
|
12. Miquéias - Mq. |
|
13. Judite – Jt. |
|
13. Naum - Na. |
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14. Ester – Est. |
|
14. Habacuc - Hab. |
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15. I Macabeus - I Mc |
|
15. Sofonias - Sf. |
|
16. II Macabeus - II Mc |
|
16. Ageu - Ag. |
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17. Zacarias - Zc. |
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18. Malaquias - Ml. |
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Novo Testamento
- 27 Livros |
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Evangelhos |
Escritos de Lucas |
Cartas de São Paulo |
Epístolas Católicas |
Escritos de João |
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1. Mateus - Mt. |
1. Atos dos Apóstolos - At. |
01. Romanos - Rm. |
1. Tiago - Tg. |
1. Apocalipse - Ap. |
2. Marcos - Mc. |
|
02. Ia
Coríntios - Ia
Cor. |
2. Ia
Pedro - Ia
Pd. |
|
3. Lucas - Lc. |
|
03. IIa
Coríntios - IIa
Cor. |
3. IIa
Pedro - IIa
Pd. |
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4. João - Jo. |
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04. Gálatas - Gl. |
4. Ia
João - Ia
Jo. |
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05. Efésios - Ef. |
5. IIa
João - IIa
Jo. |
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06. Filipenses - Fl. |
6. IIIa
João - IIIa
Jo. |
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07. Colossenses - Cl. |
7. Judas - Jd. |
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08. Ia
Tessalonicenses - Ia
Ts. |
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09. IIa
Tessalonicenses - IIa
Ts. |
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10. Ia
Timóteo - Ia
Tm. |
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11. IIa
Timóteo - IIa
Tm. |
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12. Tito - Tt. |
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13. Filemôn - Fm. |
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14. Hebreus - Hb. |
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• Antigo Testamento
•
Pentateuco
• É uma palavra grega que significa "cinco livros". O Pentateuco
reúne os cinco primeiros livros da Bíblia. O Pentateuco era também
chamado de Torá = Lei.
• Gênesis: palavra grega que significa origem. Narra as origens do
mundo e do homem e a formação do Povo de Deus e a história dos
Patriarcas.
• Êxodo: palavra latina, que significa saída. Trata da saída do
Povo de Deus do Egito, a passagem pelo Mar Vermelho; fala dos Dez
Mandamentos e a caminhada do Povo à Terra Prometida.
• Levítico: Levi era um dos doze descendentes de Jacó. É um Livro
que trata das leis sobre o culto divino.
• Números: chama-se Números por causa dos recenseamentos e séries
de números neles contidos. Narra a parte final da caminhada do
Povo de Deus pelo deserto, do Sinai até a Terra de Canaã. Fala das
lutas que os israelitas enfrentaram perante os povos que ocupavam
as fronteiras da Palestina ou Terra Prometida.
• Deuteronômio: Deuteronômio quer dizer Segunda Lei. São Leis que
deveriam ser obedecidas quando o Povo entrasse na Terra Prometida.
• Livros Históricos
• Contam a história do Povo de Deus. Uma história feita de bênçãos
e de castigos, mostrando sempre a fraqueza do homem e a
misericórdia de Deus. Essa história tem como cenário a Palestina e
os períodos de exílio nas terras pagãs.
• Josué: Com a morte de Moisés, Josué conduz o Povo de Israel até
Canaã. O Livro narra a conquista da Terra Prometida.
• Juízes: Depois da morte de Josué até a Constituição do Reino, as
Tribos de Israel eram invadidas por povos inimigos. Então certos
líderes defendiam o povo. Tais chefes eram chamados de Juízes. Não
se sabe quem escreveu este Livro.
• Rute: Conta a história de Rute, que se casa com Booz. Rute é
modelo de piedade e de fidelidade. Ela se torna bisavó do rei
Davi. Rute era estrangeira – maobita – por isso é sinal de que a
salvação de Deus se estende a todos os povos.
• I Samuel: Foi o último Juiz de Israel. Foi também um grande
Profeta. Consagrado a Deus desde a infância, foi educado pelo
sacerdote Eli. Pelo ano de 1200 a.C Samuel unifica as Tribos de
Israel para poder enfrentar os filisteus. Como chefe político e
religioso, unge Saul como Rei de Israel.
• II Samuel: O Livro de Samuel foi dividido em dois. Este segundo
Livro narra o reinado de Davi.
• I Reis: Conta a história dos israelitas depois da morte do rei
Davi (970 A.C) até a destruição de Jerusalém e a deportação do
Povo de Israel por Nabucodonosor, no ano 587 a.C.
• II Reis: Este Livro narra a história dos reis de Israel e Judá,
mostrando os desígnios de Deus.
• I Crônicas: Também chamado de “Paralipômenos”, formavam uma só
obra com os Livros de Neemias e de Esdras.
• II Crônicas: Mostram o culto e a fidelidade do povo de Israel à
Aliança.
• Esdras: É a continuação do Livro das Crônicas. Supõe-se que o
autor seja o mesmo. Conta a restauração religiosa de Israel em 538
a.C, quando Ciro, rei da Pérsia, autorizou a volta dos judeus para
Jerusalém.
• Neemias: Forma um só Livro com Esdras. Assim que os judeus
regressaram a Jerusalém, começaram a reconstrução do Templo e do
Muro de Jerusalém.
• Tobias: Tobias é exemplo de um israelita justo. É um Livro que
mostra a fé e a piedade deste jovem.
• Judite: Mostra que a fé e a confiança em Deus são mais forte que
um exército armado. Judite é a jovem israelita fiel a Lei. Ela
defende seu povo, acreditando na bondade de Deus.
• Ester: Forma uma unidade com o Livro de Judite. Ambos tem a
mesma finalidade. A rainha Ester era esposa de Assuero, rei da
Pérsia. E ela intercede e salva seu povo, os judeus estabelecidos
na Pérsia, onde eram duramente hostilizados.
• I Macabeus: Abrange um período de 40 anos. Conta a lutas
empreendidas pelos Macabeus contra os generais sírios, em defesa
de Jerusalém. “Macabeu” quer dizer “martelo”. Eram 5 irmãos,
filhos do sacerdote Matatias.
• II Macabeus: Foi escrito aproximadamente no ano 100 a.C. Mostra
a crença na imortalidade da alma.
• Livros Sapenciais
• Falam da sabedoria dos homens e da experiência do amor de Deus
na vida da comunidade. Estes Livros contêm orações, cânticos e
poesias, escritos e vividos à luz da fé.
• Jó: Apresenta o problema do sofrimento num estilo poético. Esse
Livro trata-se, provavelmente, de uma parábola.
• Salmos: Salmos quer dizer “Louvores”. São poesias para serem
cantadas. Ao todo são 150 salmos. Boa parte foi composta pelo rei
Davi.
• Provérbios: Parte deste Livro foi escrita pelo rei Salomão –
filho do rei Davi. O autor fala de um Deus criador e justo,
misericordioso e inefável.
• Eclesiastes: Não se sabe ao certo quem o escreveu. Mostra a
instabilidade e a insegurança da vida presente, mas também muitas
coisas boas que vem de Deus.
• Cântico dos Cânticos: Significa: “O canto por excelência” ou “O
mais belo dos cânticos”. É um cântico de amor, bem no estilo
oriental. Toma como exemplo o amor do esposo e da esposa, mas quer
mostrar o amor de Deus com o seu Povo, com quem fez uma Aliança.
• Sabedoria: Foi escrito por um judeu que morava no Egito. O nome
do autor não se sabe. Fala da imortalidade da alma e do destino
eterno do homem.
• Eclesiástico: Conhecido também como “Sirac”. Foi escrito mais ou
menos no ano 120 a.C. Mostra o valor estável da Lei de Deus.
• Livros Proféticos
• Profeta não é uma pessoa que prevê o futuro, mas uma pessoa que
fala em nome de Deus.
• Isaías: É o maior profeta de Israel. Nasceu em Jerusalém por
volta do ano 760 a.C. Com 20 anos começou a profetizar. Exerceu
essa missão durante 50 anos. É o profeta da Justiça.
• Jeremias: Nasceu no ano 650 a.C. Profetizou durante quarenta
anos. Foi o profeta das desgraças. Predisse a deportação dos
judeus. Jeremias lutou pela reforma religiosa de Israel.
• Lamentações: Composto nos anos após a destruição de Jerusalém,
em 586 a.C. Contém orações, lamentações e súplicas. Este Livro era
lido anualmente pelos judeus, no aniversário da destruição do
Templo.
• Baruc: O profeta exorta o povo a fazer penitência. Baruc quer
dizer “abençoado”. Foi secretário de Jeremias.
• Ezequiel: Ezequiel quer dizer “aquele que Deus faz forte”.
Exerceu sua função no meio dos judeus deportados para a Babilônia.
• Daniel: O autor do Livro é desconhecido. Daniel é o nome do
personagem ideal que sofre no exílio. Tem fé viva e ardor
patriótico. Foi escrito durante a perseguição de Antíoco, entre
167-163 a.C. O autor pretende consolar e animar os que são
perseguidos pelo rei.
• Oséias: Exerceu seu ministério por volta do ano 750 a.C. Fala da
infidelidade de Israel para com seu Deus, e compara a união de
Deus com seu povo ao amor de um noivado. É o profeta da Ternura de
Deus. É chamado de Profeta Menor.
• Joel: Profetizou no reino de Judá e Jerusalém, onde nasceu. Fala
do culto divino e do amor Divino. É chamado de Profeta Menor.
• Amós: Era camponês, de alma simples e fervorosa. Pastor de
ovelhas nas proximidades de Belém. Profetizou durante o reinado de
Jeroboão II. Amós condenou as injustiças sociais que massacraram a
Samaria. É chamado de Profeta Menor.
• Abdias: Profetizou pelos anos 550 a.C. Anunciou castigos contra
Edom e o triunfo de Israel no dia de Javé. É chamado de Profeta
Menor.
• Jonas: O Livro deve ser uma espécie de parábola. Mostra que Deus
chama à conversão, não somente os judeus, mas também os pagãos. É
chamado de Profeta Menor.
• Miquéias: Nasceu perto de Hebron. Anunciou a ruína da Samaria.
Predisse que o Messias nasceria em Belém. É chamado de Profeta
Menor.
• Naum: O profeta fala da grandeza de Deus e do poder com que o
Criador governa o mundo. Alegra-se com a queda de Nínive, que se
deu no ano 608 a.C. É chamado de Profeta Menor.
• Habacuc: Profetizou entre os anos 625 a 598 a.C. Predisse a
invasão dos caldeus. Foi um profeta filósofo. Anunciou que Deus
salvaria os justos e puniria os maus. É chamado de Profeta Menor.
• Sofonias: Profetizou no reinado de Josias pelo ano de 625 a.C.
Predisse a justiça divina, anunciando o Dia de Deus, ocasião em
que serão punidos todos os maus, pagãos ou judeus. Fala também da
felicidade dos tempos messiânicos. É chamado de Profeta Menor.
• Ageu: Exerceu seu ministério em Jerusalém no ano de 520 a.C,
quando era reconstruído o templo. Anima o povo com esperança dos
tempos messiânicos. Ageu quer dizer “aquele que nasceu durante a
festa” ou “peregrino”. É chamado de Profeta Menor.
• Zacarias: É contemporâneo de Ageu. Prega uma reforma moral e
exorta o povo a reconstruir o templo. Fala da vinda do Messias e
da conversão das nações. É chamado de Profeta Menor.
• Malaquias: Malaquias quer dizer “meu mensageiro” Fala do amor de
Deus pelo seu povo. Denuncia as infidelidades do povo. É chamado
de Profeta Menor.
• Novo Testamento
• Evangelhos
• O Evangelho é um só. Quando falamos em quatro Evangelhos,
estamos nos referindo às quatro redações do mesmo Evangelho, feita
por quatro Evangelistas diferentes e datas diversas. É neste
sentido que podemos dizer Evangelho de São Mateus, São Marcos, São
Lucas e São João. Os três primeiros são mais semelhantes entre si.
Narram quase sempre os mesmos fatos. Por isso, são chamados
Sinóticos. |
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Mateus (1)
Era do grupo dos Doze Apóstolos |
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Marcos (2)
Não era do grupo dos Doze Apóstolos |
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Evangelhos
Sinóticos |
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Lucas (3)
Não era do grupo dos Doze Apóstolos |
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João (4)
Era do grupo dos Doze Apóstolos |
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• Os Evangelistas não pretendem escrever uma biografia de Jesus.
Seu objetivo principal é provar que em Jesus, cumpriram-se todas
as profecias a respeito do Messias. Por isso, a preocupação dos
Evangelistas é mostrar a divindade de Jesus e a Sua missão divina.
O conteúdo principal da pregação de Jesus é o “Reino de Deus”.
• Evangelho - Boa Nova ou Boa Notícia
• 1. Mateus: é representado pela figura de um Homem, porque
começou a escrever seu Evangelho dando a genealogia de Jesus.
Mateus é um nome hebraico que significa “dom de Deus”. Mateus era
cobrador de impostos em Cafarnaum, por isso se intitulava “Mateus
o publicano”. Era também chamado Levi. Foi convidado pessoalmente
por Jesus para ser discípulo. O Evangelho de Mateus é dirigido aos
judeus convertidos e quer mostrar que Jesus de Nazaré é o herdeiro
das promessas feitas por Deus a Davi. Portanto, Jesus é o Messias
anunciado pelos profetas.
• 2. Marcos: é representado pela figura de um Leão, porque começou
a narração de seu Evangelho no deserto, onde mora a fera Era
também chamado de João Marcos. Marcos era primo de Barnabé e
discípulo de Pedro. Redigiu o Evangelho a partir das pregações de
Pedro. Põe em evidência os milagres de Jesus, pois pretende
mostrar a bondade do Senhor e a sua divindade. Seu Evangelho se
dirige aos cristãos vindos do paganismo (gregos e romanos).
• 3. Lucas: é representado pelo Touro, porque começa o Evangelho
falando do templo, onde eram imolados os bois. Lucas nasceu em
Antioquia da Síria, de família pagã. Converteu-se por volta do ano
40. Estudou Medicina. Não foi discípulo de Jesus, mas de Paulo.
Lucas escreveu o Evangelho como historiador. Talvez pelo ano 67
d.C. Dirige seu Evangelho aos cristãos de origem pagã (gregos e
romanos). O objetivo de seus escritos é o fortalecimento na fé. É
o evangelista que mais fala do nascimento e da infância de Jesus.
Dá destaque especial a misericórdia de Deus.
• 4. João: é representado pela Águia, por causa do elevado estilo
de seu Evangelho, que fala da Divindade e do Mistério Altíssimo do
Filho de Deus. É filho de Zebedeu e Salomé. Era pescador do Mar da
Galiléia, por onde Jesus passou e o chamou para ser Apóstolo,
juntamente com Tiago, seu irmão. João era chamado o “discípulo
amado”. Começou a seguir Jesus quando tinha 19 anos e foi
testemunha de toda a missão do Senhor. Fala da “vida eterna” como
realidade já presente na terra, na Pessoa de Jesus. João escreve
aos cristãos.
• Atos dos Apóstolos
• Conta como tiveram origem e como eram as primeiras comunidades
da Igreja. Mostra as lutas e dificuldades da Igreja nos seus
primeiros anos. Destaca, logo no início a pregação e o testemunho
dos Apóstolos sobre a Ressurreição do Senhor.
• O Livro dos Atos é uma continuação do terceiro Evangelho
(Lucas). As duas personagens de destaque no Livro dos Atos são os
Apóstolos Pedro e Paulo. O livro dos Atos salienta a ação do
Espírito Santo na vida da Igreja. Foi escrito entre os anos 70 a
80 d.C. Apresenta a experiência vivida pela Igreja primitiva, com
aqueles quatros pontos fundamentais para a vida da Igreja:
• Quérigma: é o primeiro anúncio do Evangelho ou chamado à
conversão.
• Catequese: educação na fé ou aprofundamento no conhecimento da
Palavra de Deus.
• Vida em Comunidade: experiência muito forte onde partilhavam os
bens, a oração era em comum e a participação na Eucaristia.
• Missão: Missão Apostólica – exercício do poder que os Apóstolos
receberam de Jesus.
• Epístolas
• São 21 as Cartas ou Epístolas. As 14 primeiras são chamadas
Epístolas Paulinas; as 7 restantes, chamadas Epístolas Católicas.
• Epístolas Paulinas:
Romanos: Carta que São Paulo escreveu a uma Comunidade Cristã de
Roma, no ano de 57 d.C. Fala das conseqüências do pecado e que o
homem é salvo pela fé em Jesus Cristo, por pura misericórdia de
Deus.
• I Coríntios: São Paulo escreveu de Éfeso aos cristãos da cidade
de Corinto, no ano 55 d.C, para repreendê-los quanto aos abusos e
disputas que surgiram na comunidade. Prega a humildade, inspirada
na cruz de Jesus. Recomenda a caridade
• II Coríntios: Seis meses depois São Paulo escreve a segunda
carta. Manifesta suas tribulações e esperanças.
• Gálatas: Escreveu nos anos 48 ou 56 d.C a uma comunidade da
Galácia, para resolver problemas surgidos por causa dos judeus
convertidos, que quiseram impor sua lei judaica aos cristãos
vindos do paganismo.
• Efésios: Escreveu quando estava preso em Roma, nos anos 61 a 63
d.C. Recomenda unidade dos cristãos.
• Filipenses: Também estava preso. A carta tem um cunho muito
pessoal. Manifesta alegria e afetividade.
• Colossenses: Fala do mistério de Cristo e da Igreja e acrescenta
uma série de conselhos morais aos cristãos que vivem uma vida nova
em Jesus Cristo.
• I Tessalonicenses: é a carta mais antiga que São Paulo escreveu.
Foi por volta do ano 50 d.C. Fala da alegria que sente ao saber da
felicidade deles e de poder contar com seu progresso espiritual.
• II Tessalonicenses: Adverte os fiéis a respeito das falsas
idéias sobre a volta gloriosa de Jesus.
• I Timóteo: É uma carta dirigida aos bispos aos quais São Paulo
dá normas de pastoral. Timóteo é seu discípulo e companheiro de
viagem.
• II Timóteo: Dá normas de vida para homens, mulheres, diáconos e
Bispos. Fala também como devemos tratar as viúvas, os anciãos e os
escravos.
• Tito: Tito é um grego, colaborador de Paulo. Nesta carta orienta
a respeito de como organizar as comunidades cristãs na ilha de
Creta.
• Filemôn: é uma carta curtinha. Dirigida a um cristão rico de
Colossos, cujo escravo fugitivo tinha vindo procurar proteção
junto a Paulo. Pede que perdoe o escravo arrependido e convertido
ao cristianismo.
• Hebreus: Talvez esta carta não tenha sido escrita por Paulo. As
idéias são suas, mas o estilo é bem diferente. É dirigida aos
judeus que receberam o batismo e sofrem por deixar o templo e a
sinagoga.
• Epístolas Católicas (católica significa “universal”)
• Tiago: Também chamado de “irmão do Senhor” é o Tiago Menor,
filho de Alfeu. Foi bispo de Jerusalém. A carta tem a
espiritualidade do Sermão da Montanha. Traz conselhos para a vida
moral. Recomenda a prática da caridade, da justiça e da piedade.
• I Pedro: Fala da alegria do cristão e da unidade de todos os
batizados em Jesus Cristo. Dirigida aos cristãos que sofrem por
causa da fé, esta carta lembra a importância da cruz de Cristo e
exorta todos a uma vida de santidade.
• II Pedro: O conteúdo é semelhante à Carta de Judas. Rejeita as
doutrinas pregadas por falsos profetas de vida corrupta. É uma
exortação à fidelidade a Cristo e ao amor de Deus, lembra a vinda
de Jesus.
• I João: As três cartas que seguem foram escritas pessoalmente
pelo Apóstolo e Evangelista São João. Na primeira carta, João fala
que Deus é Amor e Luz. Por isso, o cristão deve se comportar como
filho da Luz, fugindo do pecado.
• II João: Dirigida a uma comunidade da Ásia, é uma exortação a
caminhar na verdade e no amor.
• III João: Dirigi-se a um certo “Gaio”, a quem elogia suas
virtudes.
• Judas: Foi escrita, talvez em Jerusalém pelo ano 65 d.C. Ela põe
os fiéis de alerta perante falsas doutrinas e falsos mestres.
• Apocalipse
• Significa “revelação” Trata-se de um Livro profético. Foi
escrita às Sete Igrejas (Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes,
Filadélfia e Laodicéia) da Ásia Menor, por volta do ano 100 d.C,
por São João Evangelista, quando estava exilado na ilha de Patmos.
• Naquela época tais Igrejas passavam por dura provação:
implacável perseguição religiosa.
• Muitos cristãos sentiam-se desanimados e até desesperados. É
para esses cristãos que João escreve o Apocalipse. Trata-se de uma
mensagem sobrenatural, transmitida de maneira misteriosa e
simbólica, por causa do clima de perseguição.
• 12 - Como manusear a Bíblia?
• Para manusear a Bíblia é necessário seguir alguns passos:
• Saber o Nome ou o Título do Livro - ver se o Livro está no
Antigo ou no Novo Testamento. (oriente-se pelo índice). No índice,
verifique a abreviatura do Livro.
• Número do Capítulo está sempre em tamanho grande, no início do
capítulo do Livro.
• Número do versículo está sempre em tamanho menor, espalhado pelo
meio do texto.
• Entre o número do capítulo e do versículo vai sempre uma
vírgula.
• Se o texto abranger mais de um versículo, então se separa a
seqüência dos versículos por um traço.
• Ás vezes encontramos um “s” ou dois “ss” depois do versículo.
Quer dizer “versículo seguinte” ou “versículos seguintes”.
• Ás vezes encontramos um “a” ou um “b” após o versículo. Indicam
se é a primeira ou a segunda parte do versículo. Isso acontece
quando o versículo é formado por uma ou mais frases.
• 13 - Qual a diferença entre a Bíblia Católica e a Bíblia
“protestante”
• Existe uma diferença quanto ao número de Livros. O Novo
Testamento da Bíblia evangélica e o nosso são iguais = 27 Livros.
Mas o Antigo Testamento da Bíblia evangélica ou protestante não
possui 7 Livros que fazem parte da Bíblia Católica.
• A Bíblia dos evangélicos não possui o Livro de Judite, Tobias,
Sabedoria, Eclesiástico, Baruc, I Macabeus e II Macabeus. Além
disso, o Livro de Daniel na Bíblia protestante, não tem os
capítulos 13 e 14, e os versículos 24 a 90 do capítulo 3. Não tem
também os capítulos 11 a 16 de Ester.
• Explicação:
• Os judeus eram radicalmente nacionalistas. Por isso, achavam que
Deus só poderia inspirar os Livros escritos na língua dos judeus,
que era o hebraico e o aramaico. Achavam também que a Palavra de
Deus só poderia ser escrita dentro do território de Israel, e até
o tempo de Esdras.
• Quando os judeus começaram a se espalhar pelo mundo, logo após a
destruição de Jerusalém (ano 70 d.C), eles mesmos viram a
necessidade de traduzir o Livro Sagrado para o grego, que era a
língua mais universal daquela época. E, nessa tradução foram
incluídos esses 7 Livros (que estavam escritos em grego). Foi daí
que surgiram as discussões. Os fariseus que zelavam pela pureza e
conservação das escrituras Sagradas não quiseram aceitar esses 7
Livros como inspirados por Deus. Isso não quer dizer que tanto uma
como a outra não são verdadeiras.
• Todas as duas são Palavra de Deus.
• 14 – Partidos Políticos na época de Jesus
• Saduceus: Eram grandes proprietários de terra, membros da elite
sacerdotal, controlavam o sinédrio e o templo de Jerusalém e
cultuavam a Torá.
• Escribas: Eram intérpretes da Lei (Sagradas Escrituras). Eram os
“doutores” que atuavam nas escolas rabínicas.
• Fariseus: Várias camadas sociais. Eram minuciosos nas regras de
pureza (“separação”). Foram criticados por Jesus e acreditavam na
imortalidade da alma.
• Zelotas: Eram dissidentes dos fariseus, pretendiam expulsar os
dominadores com armas. Foram zelotas: Simão, Judas Iscariotes.
• Essênios: Puritanos viviam em comunidades fechadas (Quwram),
perto do Mar Morto. Praticavam o celibato e viviam de muito
trabalho. Aguardavam a vinda do Messias.
•
Nota Final:
• Esse estudo não completa ou substitui a Bíblia Sagrada. Ele deve
ser acompanhado da leitura e meditação dos Santos Livros que
compõem esta maravilhosa obra inspirada por Deus e que até os dias
de hoje nos ensina e nos ajuda a levar uma vida santa e pura.
• Una-se a Pastoral do Evangelho em sua paróquia e participe
ativamente do trabalho de evangelização. Comece em sua família:
ensine seus filhos, parentes e amigos a cultuar o estudo das
Sagradas Escrituras.
• Não é fácil aplicar todos os ensinamentos em nossa vida, mas
quanto mais nos interessarmos em compreender melhor o que Deus
quer de nós mais feliz será nossa vida e estaremos irradiando amor
e paz por todos os lugares que passamos.
Que Deus nos abençoe em nossa caminhada! |
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O Terço
(Rosário) dos Homens não exige
nada e não cobra nada da vida pessoal dos seus
participantes, o que faz
com que seus membros se sintam livres, e a liberdade dá ao
homem o poder de ser aquilo que ele deseja ser, daí as
transformações se sucederem de modo espontâneo
causado pelo contato que os mesmos passam a ter
com
Deus por intercessão
de Maria. |
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