Não confundir o site do Terço dos Homens :
www.tercodoshomens.com.br
com o
www.tercodoshomens.org.br
que é o mesmo
www.tercodoshomensmaerainha.org.br
Este site apresenta, com exclusividade, o Terço dos
Homens rezado nas suas origens pelo primeiro tesoureiro,
um dos fundadores do grupo.
Sr. Manoel Pedral, falecido à mais de 40 anos -
ouçam
84 ANOS DE GRAÇAS E
BÊNÇÃOS
no Brasil e no mundo
|
|
24. O confronto
Para o Império, o cristianismo já não era uma seita
de miseráveis que podiam ser jogados para as feras do
circo. Era uma força real, que não podia ser ignorada.
Há mais de quinze anos que a Igreja vivia um período de
paz. O último Antonino, Cômodo, tinha sido bastante
indulgente com os seguidores de Jesus. Chegara a
anistiar os cristãos condenados a trabalhos forçados. No
início do reinado de Sétimo Severo tudo continuava
tranqüilo. Certamente que aconteciam, uma vez ou outra,
explosões de ódio contra a Igreja, mas não existia uma
perseguição organizada, sistemática. Severo era clemente
e se sentia propenso à respeitar as crenças orientais.
De uma hora para a outra, porém, as coisas mudaram.
Talvez o imperador tenha detectado nos cristãos um
perigo iminente, que punha em risco o futuro de seus
domínios. Talvez tenha sido influenciado por alguém do
seu círculo de amigos mais próximos que detestava os
cristãos. O certo é que a tolerância rapidamente foi
substituída pela repressão. Entre os anos 200 e 202 sua
deliberação foi promulgada: proibição total de
conversões ao judaísmo e ao cristianismo, sob pena
grave. Mas o cristianismo foi quem sofreu mais. Com a
ordem do imperador, os funcionários do Estado não
precisavam mais esperar denúncias, como determinado pelo
Rescrito de Trajano. Um novo e terrível período de
perseguições começava. Perseguições metódicas e
direcionadas. Violência, abuso da autoridade policial,
circos lotados com cristãos sendo lançados às feras. Uma
nova era dos mártires. Caracala (211-217, estendeu a
cidadania romana para todos os habitantes do Império),
Heliogábalo (218-222) e Severo Alexandre (222-235)
reinaram sem incomodar muito. Alguns quiseram insinuar
que Severo Alexandre era admirador de Jesus, bem como o
imperador Filipe, o Árabe (244-249). Estas insinuações
são provavelmente falsas. Mas é certo que já existiam
funcionários imperiais cristãos. Com Décio (249-251) a
perseguição retorna. No ano 250 todos os moradores do
Império que possuem cidadania romana são obrigados a
manifestar sua adesão à religião imperial. Certificados
seriam entregues aos que cumprissem a determinação,
enquanto os contraventores correriam o risco de perder a
própria vida. Há muitos mártires em Roma, na Ásia, no
Egito e na África. Valeriano (253-260), com dois editos,
torna a legislação ainda mais rígida. Procurava
perseguir especialmente os líderes das comunidades
cristãs: bispos, padres, diáconos. Na África a Igreja
sofre severas baixas. Com Galiano (260-268) há mais um
período de paz. Aureliano (268-275) não dispõe de tempo
para implantar no Império o seu sincretismo solar. Após
dez anos de anarquia, Diocleciano (284-305) toma o
poder. Com seu gênio consegue recuperar durante algum
tempo o brilho dos tempos gloriosos do Imperium. Suas
reformas administrativas e religiosas foram uma das
últimas tentativas de salvar Roma. Foi ele quem
organizou e executou a mais terrível das perseguições
contra a Igreja, principalmente no Oriente. Em 286
colocou ao seu lado Maximiano, e dividiu com ele o
império: Diocleciano com o Oriente e Maximiano com o
Ocidente (diarquia). Em 293 foram instituídos mais dois
imperadores, de categoria inferior, governando em
diferentes regiões (tetrarquia). Diocleciano e Maximiano
possuíam o título de Augustus, enquanto os outros dois
(Galério e Constâncio Cloro) eram denominados de
Césares. Os Césares eram os herdeiros legítimos dos
Augustos. Depois da criação da tetrarquia, o Império
passa a ter quatro capitais: Tréveris, Milão, Sírmio e
Nicomédia. |
|
O Terço
(Rosário) dos Homens não exige
nada e não cobra nada da vida pessoal dos seus
participantes, o que faz
com que seus membros se sintam livres, e a liberdade dá ao
homem o poder de ser aquilo que ele deseja ser, daí as
transformações se sucederem de modo espontâneo
causado pelo contato que os mesmos passam a ter
com
Deus por intercessão
de Maria. |
|