Não confundir o site do Terço dos Homens :
www.tercodoshomens.com.br
com o
www.tercodoshomens.org.br
que é o mesmo
www.tercodoshomensmaerainha.org.br
Este site apresenta, com exclusividade, o Terço dos
Homens rezado nas suas origens pelo primeiro tesoureiro,
um dos fundadores do grupo.
Sr. Manoel Pedral, falecido à mais de 40 anos -
ouçam
84 ANOS DE GRAÇAS E
BÊNÇÃOS
no Brasil e no mundo
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23. Expansão do Cristianismo no século III - "a
terceira raça"
Enquanto o Império começava sua lenta agonia a
Igreja crescia cada vez mais. Havia cristãos na Britânia
e na Espanha, no Egito e no Danúbio, na Ásia Menor, nas
costas gregas, na Trácia, na Macedônia. Há também alguns
em Aelia Capitolina, construída sobre as ruínas de
Jerusalém. As cidades costeiras da Síria possuem grande
quantidade de cristãos. Em torno do ano 200, Abgar IX,
rei de Osreone, converte-se ao cristianismo. Na Gália,
Santo Ireneu havia dado início a uma grande obra de
evangelização. Fora das fronteiras do Império, na
Mesopotâmia, na Pérsia, na Etiópia e até na Índia chegam
pregadores do Evangelho. Povos bárbaros, como germanos e
godos, receberam a semente da Boa-Nova. O desabrochar
destas sementes, no entanto, só acontecerá a longo
prazo. A maioria dos cristãos continua a ser de classe
baixa, o que é motivo de zombaria para os detratores da
nova fé. Mas cada vez mais gente de nível econômico e
social "respeitável" começa a entrar em suas
fileiras. Em Alexandria, fundada por Panteno, filósofo
estóico convertido ao cristianismo, ainda no segundo
século, uma escola teológica e catequética começava a se
desenvolver. Clemente, Orígenes, Atanásio e Cirilo serão
seus representantes mais significativos. Opondo-se às
tendências alegóricas e especulativo-filosóficas da
escola de Alexandria, surgirá, no séc. III, a escola de
Antioquia, intensamente dedicada à exegese bíblica. Seu
fundador, acredita-se, é o presbítero Luciano de
Samósata (+ c. de 312). A hinologia dos primeiros
séculos não deixou muitos vestígios. Temos o canto
vespertino Phos hilarón e o matutino Dócsa en upsístois
theo, nosso Gloria in excelsis Deo. Alguns papiros que
foram descobertos traziam cânticos cristãos, um deles
com notas musicais. As Odes de Salomão são uma coleção
de cantos gnósticos do século II. Com o crescimento
numérico, começou a haver um certo relaxamento entre os
cristãos. À medida que recrudescia a perseguição,
surgiam mais e mais casos de apostasia. Tertuliano
afirma no Apologeticum que existem cristãos exercendo
funções militares. Mais tarde, porém, quando se tornar
montanista, ensinará que um seguidor de Jesus não pode
servir no exército. Hipólito, em sua Tradição
Apostólica, apresenta uma lista de profissões proibidas
para os cristãos: soldado, sacerdote de ídolos e
magistrado. O militar que deseja se converter não pode
mais matar nem fazer juramentos. No momento em que o
cristianismo se tornar a religião oficial do Império,
essas restrições vão desaparecer. Haverá, no entanto, um
rito de purificação para o soldado que tiver derramado
sangue. Começam a ser construídas as primeiras igrejas a
partir da metade do século III. A casa-igreja de Dura
Europos, às margens do Eufrates, é o mais antigo
edifício de culto cristão que se conhece (c. de 250). Em
suas paredes existem vários afrescos com temas bíblicos.
Nas catacumbas de Priscila, em Roma, temos um afresco
com a Virgem e o menino Jesus nos braços (começo do séc.
III). A iconografia cristã se desenvolve rapidamente. Os
sínodos, ou concílios locais, que já se realizavam no
século anterior, se consolidam e se tornam um meio
eficaz para garantir a unidade da Igreja. Diante dos
pagãos e dos judeus, os cristãos formavam o que Santo
Agostinho chamava de "tertium genus", a
"terceira raça". |
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O Terço
(Rosário) dos Homens não exige
nada e não cobra nada da vida pessoal dos seus
participantes, o que faz
com que seus membros se sintam livres, e a liberdade dá ao
homem o poder de ser aquilo que ele deseja ser, daí as
transformações se sucederem de modo espontâneo
causado pelo contato que os mesmos passam a ter
com
Deus por intercessão
de Maria. |
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