Não confundir o site do Terço dos Homens :
www.tercodoshomens.com.br
com o
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que é o mesmo
www.tercodoshomensmaerainha.org.br
Este site apresenta, com exclusividade, o Terço dos
Homens rezado nas suas origens pelo primeiro tesoureiro,
um dos fundadores do grupo.
Sr. Manoel Pedral, falecido à mais de 40 anos -
ouçam
84 ANOS DE GRAÇAS E
BÊNÇÃOS
no Brasil e no mundo
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21. Do grego para o latim
Minúcio Felix e o gênio de Tertuliano Nos primeiros
tempos, o grego havia sido a língua oficial da Igreja.
Tanto o Novo Testamento como os escritos dos Padres
Apostólicos e da maior parte dos Apologistas foram
feitos em grego. Levaria pouco tempo, no entanto, para
que o latim começasse a se firmar no Ocidente. Minúcio
Félix, advogado em Roma, redigiu um diálogo apologético
em latim, o Otávio (por volta de 197). A única apologia
escrita nesta língua no tempo das perseguições. Quintus
Septimius Florens Tertullianus, nascido em Cartago, por
volta do ano 160, filho de um centurião, pagão com
excelente formação intelectual, possuidor de grandes
conhecimentos jurídicos e de retórica. Conhecia bem o
grego. Depois de exercer a jurisprudência em Roma,
retornou para sua cidade de origem pelo ano 195, como
cristão. Por volta do ano 207 rompe com a Igreja e adere
ao montanismo. Sua morte ocorreu, provavelmente, depois
do ano 220. Exímio no uso do latim, Tertuliano foi o
primeiro a usar o termo Trinitas para designar a
Trindade. Expôs também a tese de que o Pai e o Filho
eram da mesma substância. Antecipou-se em um século ao
Símbolo de Nicéia. Suas principais obras foram: Ad
nationes, o Apologeticum (aos governadores das
províncias do Império - uma apologia que considera as
acusações políticas contra os cristãos, como o crime de
lesa-majestade e a negação dos deuses imperiais; passa a
apologética do plano filosófico para o jurídico),
Adversus Iudaeos, De praescriptione haereticorum,
Adversus Marcionem (contra a gnose de Marcião), Adversus
Valentinianos (contra a gnose de Valentino), Scorpiace,
De carne Christi (contra o docetismo dos gnósticos),
Adversus Praxean (exposição mais clara antes de Nicéia
sobre a doutrina da Trindade, contra o patripassiano
Práxeas), De batismo, De anima (obra antignóstica), Ad
martyres, De paenitentia, Ad uxorum... Do período
montanista temos alguns escritos de caráter ascético,
como o De exhortatione castitatis, em que exorta um
amigo viúvo a não contrair novas núpcias (para ele uma
forma de devassidão), De corona (onde condena o
exercício das funções militares por cristãos e refere de
passagem o costume de se fazer o sinal da cruz), De
pudicitia (onde, contrariando o que dizia enquanto
católico, nega à Igreja o poder de perdoar pecados).
Tertuliano fala das duas naturezas na única pessoa de
Jesus Cristo. Ensina que o primado e o poder das chaves
foram dados à Pedro (fala da morte de Pedro e Paulo em
Roma). Enquanto era católico, ensinava que a Igreja
tinha poder de perdoar os pecados, embora apenas uma
única vez. Descreveu com detalhes a confissão pública.
Como na Didaqué, para ele a Missa é o cumprimento da
profecia de Malaquias (Ml. 1, 10s), sacrifício
verdadeiro oferecido a Deus. O Corpo e o Sangue de
Cristo são distribuídos na comunhão. Também admite um
estado de purificação póstumo, no qual todos, menos os
mártires, permanecem até o dia do Juízo. As orações dos
vivos, porém, podem confortar os que se encontram no
Hades. Afirmava o milenarismo. Contra os hereges,
Tertuliano ensina: apenas a Igreja é quem pode possuir
legitimamente a fé. A ela cabe a reta interpretação das
Escrituras, à luz da Tradição. A doutrina conservada nas
Igrejas apostólicas determina as verdades que devem ser
cridas por todos os fiéis. Não adianta discutir com os
hereges usando as Escrituras porque eles distorcem e
mutilam a Palavra de Deus. Sua atitude diante da
filosofia pagã é essencialmente negativa. A especulação
filosófica só é útil enquanto concorda com o Evangelho.
Acredita na possibilidade de uma demonstração racional
da existência de Deus e da imortalidade da alma. Ao
contrário da grande corrente da Tradição cristã (como a
encontramos, por exemplo, no Proto-evangelho de Tiago),
Tertuliano negava a virgindade perpétua de Maria.
Comodiano, Vitorino de Petau, Arnóbio de Sica e
Lactâncio são outros grandes representantes da
literatura cristã em latim no século III e no início do
século IV. |
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O Terço
(Rosário) dos Homens não exige
nada e não cobra nada da vida pessoal dos seus
participantes, o que faz
com que seus membros se sintam livres, e a liberdade dá ao
homem o poder de ser aquilo que ele deseja ser, daí as
transformações se sucederem de modo espontâneo
causado pelo contato que os mesmos passam a ter
com
Deus por intercessão
de Maria. |
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