Não confundir o site do Terço dos Homens :
www.tercodoshomens.com.br
com o
www.tercodoshomens.org.br
que é o mesmo
www.tercodoshomensmaerainha.org.br
Este site apresenta, com exclusividade, o Terço dos
Homens rezado nas suas origens pelo primeiro tesoureiro,
um dos fundadores do grupo.
Sr. Manoel Pedral, falecido à mais de 40 anos -
ouçam
84 ANOS DE GRAÇAS E
BÊNÇÃOS
no Brasil e no mundo
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20. Símbolos, atas de martírio, epitáfios,
literatura...
No Novo Testamento existem numerosas profissões de
fé (cf. At. 8, 37; 1a
Cor. 12, 13; Rm, 10, 9; Fl. 2, 11; 1a
Cor. 15, 3s; 1a
Cor. 8, 6; 2a
Cor. 13, 14; 1a
Cor. 12, 4) resumindo pontos essenciais do cristianismo.
Os primeiros símbolos datados da metade do século II se
inspiram no mandamento de Jesus acerca do batismo em
nome da Santíssima Trindade (Mt. 28, 19). Antes do
batismo os catecúmenos eram interrogados pelo ministro,
fazendo sua profissão de fé no Pai, no Filho e no
Espírito Santo. Inúmeras homilias e atas de martírios
são conhecidas deste período. Destaques: a Homilia de
Melitão sobre a Páscoa, o Martírio de Policarpo, a Carta
das Igrejas de Viena e Lyon às igrejas da Ásia e da
Frígia, as Atas dos mártires de Scili. O epitáfio de
Abércio de Hierápolis, do final do século II, é o
monumento de pedra mais antigo que se refere à
eucaristia. Abércio tinha sido bispo de Hierápolis, na
Frígia. Aos 72 anos de idade mandou fazer a inscrição,
na qual fala, entre outras coisas, do seu envio a Roma
pelo Pastor, encontrando por toda parte irmãos na fé,
dos quais recebeu o "peixe" (ICHTHYS, em grego,
abreviação de "Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador"
- a iconografia cristã aproveitará esta simbologia),
vinho misturado e pão. Atesta o costume cristão de se
orar pelos mortos. O epitáfio de Pectório, para alguns
do início do séc. II, para outros do séc. III ou IV,
fala do batismo, "fonte imortal das águas divinas",
da eucaristia, "alimento melífluo do Redentor dos
santos", "peixe que sustentas nas mãos".
Pectório pede a seus pais falecidos que se recordem dele
"na paz do peixe". A quantidade de evangelhos e
epístolas gnósticas que circulavam no segundo século é
enorme: o Evangelho de Tomé, o Apocryphon de João, a
carta de Tiago, o Evangelho de Maria, a Sabedoria de
Jesus Cristo, os dois livros de Jeú, o Evangelho de
Matias... Também o número de apócrifos não-gnósticos
(livros não-canônicos) é elevado: O Testamento dos doze
patriarcas, o Martírio e a ascensão de Isaías, os
Oráculos sibilinos, o Evangelho dos Nazoreus, dos
ebionitas, dos hebreus, dos egípcios, de Pedro, a
epístola dos Apóstolos, o Proto-evangelho de Tiago, a
Narração da infância de Jesus, por Tomé, o Kerygma de
Pedro, os Atos de Pedro, os Atos de São Paulo, os Atos
de André, o Apocalipse de Pedro... No meio de tantos
livros, cada igreja possuía um esboço do que seria o
cânone definitivo do Novo Testamento. |
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O Terço
(Rosário) dos Homens não exige
nada e não cobra nada da vida pessoal dos seus
participantes, o que faz
com que seus membros se sintam livres, e a liberdade dá ao
homem o poder de ser aquilo que ele deseja ser, daí as
transformações se sucederem de modo espontâneo
causado pelo contato que os mesmos passam a ter
com
Deus por intercessão
de Maria. |
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