Não confundir o site do Terço dos Homens :
www.tercodoshomens.com.br
com o
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que é o mesmo
www.tercodoshomensmaerainha.org.br
Este site apresenta, com exclusividade, o Terço dos
Homens rezado nas suas origens pelo primeiro tesoureiro,
um dos fundadores do grupo.
Sr. Manoel Pedral, falecido à mais de 40 anos -
ouçam
84 ANOS DE GRAÇAS E
BÊNÇÃOS
no Brasil e no mundo
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04.
"Por que me persegues"?
Saulo, Schaoul, natural de Tarso da Cilícia, filho da
tribo de Benjamim, a mesma do rei David. Filho de
comerciantes ricos, cidadão romano, ligado à seita dos
fariseus, aluno do glorioso rabino Gamaliel, zeloso
defensor da Torá. Depois de oito dias atravessando a
estrada arenosa que ligava Jerusalém a Damasco, o
coração cheio de fúria, inflamado pelo fanatismo
religioso, Saulo estava cansado, mas prosseguia com
obstinação. Era mais ou menos meio-dia. Subitamente, uma
luz muito forte o envolveu e o fez cair por terra.
Enquanto tentava compreender o que estava acontecendo,
ouviu uma voz: ”Saulo, Saulo, por que me persegues”?
Assustado, perguntou: “quem és, Senhor”? A voz
lhe respondeu: “Eu sou Jesus a quem tu persegues”.
“Senhor, que queres que eu faça” A voz disse:
“levanta-te, entra na cidade. Aí te será dito o que
deves fazer”. Saulo, o perseguidor, converteu-se no
grande arauto do cristianismo, um caso único. Alguém que
não chegou a conhecer Jesus pessoalmente, que não fazia
parte dos doze, mas que se lançou na difícil missão de
evangelizar os povos pagãos, percebendo que não era
necessário passar pelo judaísmo para se tornar discípulo
de Jesus. Embora Pedro já tivesse aberto a porta da
Igreja para os gentios, Saulo, ou Paulo, merece sem
dúvida o título de Apóstolo das Gentes. Em 44, achava-se
na cidade de Antioquia (foi lá que pela primeira vez os
discípulos de Jesus receberam o nome de "cristãos")
com Barnabé. Ao longo de um ano trabalharam juntos. Na
primavera de 45, tomaram um barco para a ilha de Chipre
e depois seguiram para a Panfília, percorrendo, em
seguida, a Lacônia. Paulo entrava nas sinagogas,
pregava, procurava demonstrar que Jesus era o Messias
esperado usando as Escrituras. Depois, voltava-se para
os pagãos e anunciava-lhes a Boa-Nova. Sempre encontrou
muitos obstáculos no seu ministério, principalmente a
oposição de seus irmãos de raça. Quando voltou para
Antioquia entrou em confronto com os judaizantes, que
impunham o rito da circuncisão como pré-requisito para
seguir Jesus. A controvérsia é levada até Jerusalém,
diante de Pedro, Tiago e João (o famoso Concílio de
Jerusalém, cerca de 49), os quais aprovam o procedimento
de Paulo. Para salvar-se o que importa não é a
circuncisão, mas a fé em Cristo que opera pela caridade.
Isto selou o rompimento do cristianismo com o judaísmo.
Em 49, Paulo sai de Antioquia para uma viagem de três
anos. Deixa Barnabé e toma Silas como companheiro. Na
cidade de Listra, Paulo e Silas encontram Timóteo e
seguem atravessando a Frígia e a Galácia, alcançando a
Macedônia. Em Filipos são presos. Em Tessalônica são
acusados de adversários do imperador pelos judeus,
porque diziam que Jesus era rei. Em Beréia, a sinagoga
escuta atentamente a pregação de Paulo, comparando suas
palavras com o que havia nas Escrituras. Quando entra em
Atenas, fica impressionado com a enorme quantidade de
ídolos e monumentos aos deuses. Discute com os
atenienses na ágora, tentando usar um pouco da linguagem
da filosofia para lhes falar de Jesus. Quando trata da
cruz e da ressurreição, no entanto, é ridicularizado.
Crer que um escravo crucificado saiu de seu túmulo era
demais para a sofisticação intelectual grega. Logo a
seguir desce para Corinto, cidade portuária, na qual
existem dois escravos para cada homem livre. Lá, onde
trabalha muita gente vinda do Oriente, o acolhimento do
Evangelho é maior do que em Atenas. Como fabricante de
tendas, Paulo fica na cidade por dezoito meses. Neste
período envia suas duas cartas aos Tessalonicenses. Após
uma breve escala em Éfeso, Paulo volta para a Síria pelo
mar. Em 53, Paulo realiza sua terceira viagem
missionária, a mais demorada de todas. Escolhe Éfeso
como base de ação (54-57), de onde envia a epístola aos
Gálatas e a primeira epístola aos Coríntios. Em Corinto
estavam surgindo divisões que enfraqueciam seriamente a
comunidade. Um fabricante de estatuetas de Ártemis
provoca um grande tumulto em Éfeso, contra os cristãos,
o que obriga Paulo a partir. O apóstolo segue para a
Macedônia, onde escreve a segunda epístola aos
Coríntios. Fica em Corinto novamente e de lá redige a
carta aos Romanos, pedindo ajuda para efetuar uma viagem
evangelizadora até a Espanha. Antes disso é preciso ir
até Jerusalém levar a coleta feita no Oriente em favor
da Igreja-mãe. Saindo de Filipos, ele passa por Trôade e
depois chega a Mileto. Aos efésios, que foram
encontrar-se com ele, confidencia que não espera mais
vê-los. Em Cesareia tentam detê-lo. No ano de 58, em
Pentecostes, encontra-se na cidade santa. Quase
linchado, é preso. Quando vai ser flagelado, apela para
sua condição de cidadão romano, e faz com que o enviem a
Cesareia, onde mora o procurador Félix. A questão se
arrasta por dois anos. O sucessor de Félix, Festo,
cansado de ouvir os apelos de Paulo a César, envia-o
para Roma. Quando finalmente chega à capital do Império,
passa dois anos em liberdade vigiada, correspondendo-se
com as comunidades de Colossas, Éfeso e Filipos. Neste
ponto se encerra a narrativa dos Atos dos Apóstolos. As
epístolas a Tito e a Timóteo são de um segundo
cativeiro, na época da perseguição de Nero. |
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O Terço
(Rosário) dos Homens não exige
nada e não cobra nada da vida pessoal dos seus
participantes, o que faz
com que seus membros se sintam livres, e a liberdade dá ao
homem o poder de ser aquilo que ele deseja ser, daí as
transformações se sucederem de modo espontâneo
causado pelo contato que os mesmos passam a ter
com
Deus por intercessão
de Maria. |
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