No Antigo Testamento:
1. Livro das Guerras de Javé: "por isso se diz no
Livro das Guerras de Javé: 'Assim como fez no Mar
Vermelho, assim fará nas torrentes do Arnon. Os rochedos
das torrentes se inclinaram, para descansar em Ar, e
repousarem sobre os confins dos moabitas" (Num. 21,
14-15)
2. Livro do Justo: "foi então que Josué falou ao
Senhor, no dia em que o Senhor entregou os amorreus aos
filhos de Israel. Disse Josué na presença de Israel:
'Sol, detém-te em Gabaão, e tu, lua, no vale de Ajalão!'
E o sol e a lua pararam até que o povo se vingou de seus
inimigos. Não está isto escrito no Livro do Justo? Parou
pois o sol no meio do céu, e não se apressou a pôr-se
durante o espaço de um dia" (Jos. 10, 12-13).
"E (Davi) ordenou que ensinassem aos filhos de Judá o
(cântico chamado do) arco, conforme está escrito no
Livro do Justo. E disse: 'Considera, ó Israel, os que
morreram sobre os teus altos, cobertos de feridas'"
(2º Sam. 1, 18).
3. Provérbios e Cânticos de Salomão: "proferiu ele
(Salomão) três mil provérbios, e foram os seus cânticos
mil e cinco. Discorreu acerca das plantas, desde o cedro
que está no Líbano até o hissopo que brota da parede.
Também falou dos animais e das aves, e dos répteis, e
dos peixes" (1º Rs. 4, 32-33).
4. Livro dos Atos de Salomão: "quanto aos demais atos
de Salomão, e a tudo quanto fez, e à sua sabedoria,
porventura não está escrito no Livro dos Atos de
Salomão"? (1º Rs. 11, 41).
5. Livro das Crônicas dos Reis de Israel: "quanto ao
restante dos atos de Jeroboão, como guerreou e como
reinou, está escrito no Livro das Crônicas dos Reis de
Israel" (1º Rs. 14, 19).
6. Livro das Crônicas dos Reis de Judá: "quanto ao
restante dos atos de Roboão, e a tudo quanto fez,
porventura não está escrito no Livro das Crônicas dos
Reis de Judá"? (1º Rs. 14, 29).
7. Livro do Profeta Natã: "os atos do rei Davi, tanto
os primeiros quanto os últimos, estão escritos no livro
de Samuel, o vidente, no Livro de Natã, o profeta, e no
Livro de Gade, o vidente" (1º Cr. 29, 29).
"Quanto ao resto dos atos de Salomão, dos primeiros aos
últimos, porventura não estão escritos no livro da
história de Natã, o profeta, e nos livros de Aías, o
silonita, e nas visões de Ado, o vidente, acerca de
Jeroboão, filho de Nebate"? (2º Cr. 9, 29).
8. Livro de Samuel, o Vidente: "os atos do rei Davi,
tanto os primeiros quanto os últimos, estão escritos no
livro de Samuel, o vidente, no Livro de Natã, o profeta,
e no Livro de Gade, o vidente" (1º Cr. 29, 29).
9. Livro de Aías, o Silonita: "quanto ao resto dos
atos de Salomão, dos primeiros aos últimos, porventura
não estão escritos no livro da história de Natã, o
profeta, e nos livros de Aías, o silonita, e nas visões
de Ado, o vidente, acerca de Jeroboão, filho de Nebate"?
(2º Cr. 9, 29).
10. Livro de Ado, o Vidente: "quanto ao resto dos
atos de Salomão, dos primeiros aos últimos, porventura
não estão escritos no livro da história de Natã, o
profeta, e nos livros de Aías, o silonita, e nas visões
de Ado, o vidente, acerca de Jeroboão, filho de Nebate"?
(2º Cr. 9, 29).
"Quanto ao resto dos atos de Roboão, dos primeiros
aos últimos, está escrito nos livros de Semaias, o
profeta, e de Ado, o vidente, e diligentemente
registrado: 'houve guerra entre Roboão e Jeroboão
durante todos os seus dias'" (2º Cr. 12, 15).
"Quanto ao resto dos atos de Abias, seu caráter e
obras, está diligentemente escrito no Livro de Ado, o
profeta" (2º Cr. 13, 22).
11. Livros de Semaias, o profeta: "quanto ao resto
dos atos de Roboão, dos primeiros aos últimos, está
escrito nos livros de Semaias, o profeta, e de Ado, o
vidente, e diligentemente registrado: 'houve guerra
entre Roboão e Jeroboão durante todos os seus dias'"
(2º Cr. 12, 15).
12. Livro dos Reis de Judá e Israel: "mas os feitos de
Asa, dos primeiros aos últimos, estão escritos no Livro
dos Reis de Judá e Israel" (2º Cr. 16, 11).
13. Livro dos Reis de Israel e Judá: "quanto ao resto
dos atos de Joatão, e todas as suas guerras e obras,
estão escritos no Livro dos Reis de Israel e Judá"
(2º Cr. 27, 7).
14. Livro dos Reis: "o relato dos seus filhos, as
muitas sentenças proferidas contra ele e o registro da
restauração da casa de Deus, estão escritos
diligentemente no Livro dos Reis. E Amasias, seu filho,
reinou em seu lugar" (2º Cr. 24, 27).
15. Anais dos Reis de Israel: "mas o resto dos atos
de Manassés, sua oração ao seu Deus e as palavras dos
videntes que falaram-lhe em nome do Senhor Deus de
Israel, estão contidas nos Anais dos Reis de Israel"
(2º Cr. 33, 18).
16. Comentários de Jeú, filho de Hanani: "mas o resto
dos atos de Josafá, dos primeiros aos últimos, estão
escritos nos comentários de Jeú, filho de Hanani, que
observou nos Livros dos Reis de Israel" (2º Cr. 20,
34).
17. A História de Osias, por Isaías, filho de Amós, o
profeta: "mas o resto dos atos de Ozias, dos
primeiros aos últimos, foi escrito por Isaías, filho de
Amós, o profeta" (2º Cr. 26, 22).
18. Palavras de Hozai: "a oração que ele (Manassés)
fez, como foi ouvido, todos os seus pecados e o desprezo
(de Deus), os lugares também em que mandou edificar
altos, em que mandou plantar bosques, e colocar
estátuas, antes de fazer penitência, encontra-se tudo
escrito no Livro de Hozai" (2º Cr. 33, 19).
19. Livros dos Medos e dos Persas: "ora, o rei
Assuero tinha imposto tributo a toda terra e todas ilhas
do mar. Nos Livros dos Medos e dos Persas se acha
escrito qual foi o seu poder e o seu domínio, a
dignidade e a grandeza a que ele exaltou Mardoqueu"
(Est. 10, 1-2).
20. Anais do Pontificado de João: "o resto dos atos
de João, das suas guerras, das empresas que
valorosamente se portou, da reedificação dos muros que
construiu e de todas as suas ações, tudo está escrito no
Livro dos Anais do seu pontificado, começando desde o
tempo em que foi constituído sumo-pontífice em lugar de
seu pai" (1º Mac. 16, 23-24).
21. Descrições de Jeremias, o profeta: "nos
documentos referentes ao profeta Jeremias, lê-se que ele
ordenou aos que eram levados para o cativeiro que
tomassem o fogo, como já foi referido, e que lhe faz
recomendações (...) Lia-se também nos mesmos escritos,
que este profeta, por uma ordem particular recebida de
Deus, mandou que se levassem com ele o tabernáculo e a
arca, quando escalou o monte a que Moisés tinha subido
para ver a herança de Deus. Tendo ali chegado, Jeremias
achou uma caverna; pôs nela o tabernáculo, a arca e o
altar dos perfumes, e tapou a entrada. Alguns dos que o
seguiam voltaram de novo para marcar o caminho com
sinais, mas não puderam encontrá-lo" (2º Mac. 2,1.
4-6).
22. Memórias e Comentários de Neemias: "estas mesmas
coisas se achavam nos comentários e memórias de Neemias,
onde se lia que ele formou uma biblioteca, recolhendo os
livros referentes aos reis e profetas, os de Davi e as
cartas dos reis respeitantes às oferendas" (2º Mac.
2, 13).
23. Os Cinco Livros de Jasão de Cirene: "a história
de Judas Macabeu e seus irmãos, a purificação do grande
templo e a dedicação do altar, as guerras contra Antíoco
Epífanes e seu filho Êupator, as manifestações do céu a
favor dos que pelejaram pelo judaísmo com valentia e
zelo, os quais, sendo poucos, se tornaram senhores de
todo o país e puseram em fuga um grande número de
bárbaros, recobraram o templo famoso em todo o mundo,
livraram a cidade da escravidão, restabeleceram as leis
que iam ser abolidas, graças ao Senhor que lhes foi
propício com evidentes provas da sua bondade, tudo isto,
que Jasão de Cirene escreveu em cinco livros, procuramos
nós resumir num só volume".
No Novo Testamento:
1. A Epístola Prévia de Paulo aos Coríntios: "por
carta vos escrevi que não tivésseis comunicação com os
fornicadores; não certamente com os fornicadores deste
mundo, ou com os avarentos, ou ladrões, ou com os
idólatras; doutra sorte deveríeis sair deste mundo".
(1ª Cor. 5, 9-10).
2. Epístola de Paulo aos Laodicenses: "saudai os
irmãos que estão em Laodicéia, e Ninfas e a igreja que
se reúne em sua casa. Lida que for esta carta entre vós,
fazei que seja lida também na Igreja dos Laodicenses; e
vós, lede a dos laodicenses" (Col. 4, 15-16).
3. A Profecia de Enoque: "também Enoque, o sétimo
patriarca depois de Adão, profetizou destes, dizendo:
'Eis que vem o Senhor, entre milhares dos seus santos, a
fazer juízo contra todos, e a arguir todos os ímpios de
todas as obras da sua impiedade, que impiamente fizeram,
e de todas as palavras injuriosas, que os pecadores
ímpios têm proferido contra Deus'" (Jd. 1, 14-15).
4. A Disputa pelo Corpo de Moisés: "quando o Arcanjo
Miguel, disputando com o demônio, altercava sobre o
corpo de Moisés, não se atreveu a proferir contra ele a
sentença da maldição, mas disse somente: 'reprima-te o
Senhor'" (Jd. 1, 9)].
Autor: Charles the Hammer
Fonte: Traditional Catholic Apologetics
Tradução: Carlos Martins Nabeto |