Evento |
Data |
Obras |
|
|
|
Pregação de João Batista |
27 |
|
Vinda do Espírito Santo sobre a Igreja |
30 |
|
Estêvão é martirizado por lapidação |
36/37 |
|
Conversão de Paulo e sua primeira viagem
missionária |
45/49 |
|
Concílio [Apostólico] de Jerusalém |
50 |
|
Segunda viagem missionária de Paulo 50/52 |
|
|
|
51 |
1ª e 2ª Epístolas aos Tessalonicenses |
Terceira viagem missionária de Paulo
|
53/58 |
|
|
54-57 |
Epístola aos Gálatas |
|
57 |
1ª e 2ª Epístolas aos Coríntios |
|
58 |
Epístola aos Romanos |
Viagem [de Paulo] a Roma |
59/60 |
|
1ª prisão de Paulo em Roma |
61-63 |
|
|
|
Epístola a Filemon |
|
|
Epístola aos Colossenses |
|
|
Epístola aos Efésios |
|
|
Epístola aos Filipenses |
|
|
Epístola de Tiago |
|
65 |
Evangelho de Marcos |
|
|
1ª Epístola a Timóteo |
|
|
Epístola a Tito |
O apóstolo Tiago é martirizado. Paulo é levado
para Roma |
63/64 |
|
Pedro em Roma (Pedro é o primeiro Bispo de Roma)
|
64 |
1ª Epístola de Pedro |
2ª prisão de Paulo e martírio |
67 |
2ª Epístola a Timóteo |
Morte de Pedro. Lino é Bispo de Roma |
|
Epístola aos Hebreus |
Destruição de Jerusalém |
68-70 |
|
|
70s |
Evangelho de Mateus |
|
|
Evangelho de Lucas e Atos dos Apóstolos |
Anacleto é Bispo de Roma |
78 |
|
|
70s/90s |
Epístola de Judas |
|
90s |
Evangelho de João |
|
|
1ª, 2ª e 3ª Epístolas de João |
|
|
Livro do Apocalipse |
Clemente é Bispo de Roma |
92-101 |
1ª Epístola de Clemente |
Morte do [apóstolo] João em Éfeso |
98 |
|
Sínodo dos rabinos/judeus em Jâmnia |
99-100 |
Cânon palestinense em hebraico |
1º Cânon Cristão do Antigo Testamento
|
c. 100 |
Cânon alexandrino em grego |
|
100-125 |
2ª Epístola de Pedro |
|
|
Didaqué |
Melitão, bispo de Sardes |
c. 170 |
Primeira tentativa cristã conhecida de
relacionar o cânon do Antigo Testamento. Melitão
lista os livros do AT segundo a ordem da
Septuaginta, mas apresenta apenas os
protocanônicos do AT, com exceção de Ester. |
Ireneu, bispo de Lião |
185 |
Apresenta um cânon do Novo Testamento (sem 3ª
João, Tiago e 2ª Pedro) |
|
c. 200 |
Fragmento de Muratori apresenta um cânon
semelhante ao do [Concílio de] Trento |
Eusébio, Bispo de Cesareia |
c. 325 |
Escreve a "História Eclesiástica";
refere-se a Tiago, Judas, 2ª Pedro e 2-3ª João
como "controversos, ainda que aceitos pela
maioria" |
Concílio [Regional] de Laodicéia |
c. 360 |
Apresenta um cânon de livros semelhante ao de
Trento |
Papa Dâmaso |
382 |
Decreto listando os livros canônicos, da mesma
forma que em Trento |
Concílio [Regional] de Roma |
382 |
Aceitação do decreto de Dâmaso |
Concílio [Regional] de Hipona (norte da África)
|
393 |
Aprovado um cânon do Antigo e do Novo Testamento
(igual ao de Trento) |
Concílio [Regional] de Cartago (norte da África)
|
397 |
Concílio [Regional] de Cartago (norte da África)
397 |
Exupério, Bispo de Toulouse |
405 |
Escreve ao papa Inocêncio I pedindo uma lista
dos livros canônicos. Papa Inocêncio oferece uma
lista idêntica ao cânon de Trento |