Não confundir o site do Terço dos Homens :
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com o
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que é o mesmo
www.tercodoshomensmaerainha.org.br
Este site apresenta, com exclusividade, o Terço dos
Homens rezado nas suas origens pelo primeiro tesoureiro,
um dos fundadores do grupo.
Sr. Manoel Pedral, falecido à mais de 40 anos -
ouçam
84 ANOS DE GRAÇAS E
BÊNÇÃOS
no Brasil e no mundo
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A Igreja, que é "a coluna e sustentáculo da verdade"
(1ª Tm. 3, 15), guarda fielmente a fé uma vez por todas
confiada aos santos (cf. Jd. 1, 3). É ela que conserva a
memória das Palavras de Cristo, é ela que transmite de
geração em geração a confissão de fé dos apóstolos. Como
uma mãe que ensina seus filhos a falar e, com isso, a
compreender e a comunicar, a Igreja, nossa Mãe, nos
ensina a linguagem da fé para introduzir-nos na
compreensão e na vida da fé. (Catecismo da Igreja
Católica)"
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50. Sobre o Cânon Bíblico |
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Quantas vezes você já ouviu de algum protestante a
afirmação de que a Igreja Católica teria acrescentado
vários livros apócrifos à Bíblia durante o Concílio de
Trento, no séc. XVI? Quando eles falam isso, estão
querendo se referir a sete livros do Antigo Testamento
que não se encontram em suas bíblias: Tobias, Judite,
Sabedoria, Eclesiástico, Baruc e os dois livros dos
Macabeus (além de alguns trechos dos livros de Daniel e
Ester). Porém, a própria História - que é imutável -
desmente tal argumento, vistos os testemunhos abaixo:
- "Cânon 36 - Parece-nos bom que, fora das Escrituras
canônicas, nada deva ser lido na Igreja sob o nome
'Divinas Escrituras'. E as Escrituras canônicas são as
seguintes: Gênese, Êxodo, Levítico, Números,
Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, quatro livros dos
Reinos1, dois livros dos Paralipômenos2, Jó, Saltério de
Davi, cinco livros de Salomão3, doze livros dos
Profetas4, Isaías, Jeremias5, Daniel, Ezequiel, Tobias,
Judite, Ester, dois livros de Esdras6 e dois [livros]
dos Macabeus. E do Novo Testamento: quatro livros dos
Evangelhos7, um [livro de] Atos dos Apóstolos, treze
epístolas de Paulo8, uma do mesmo aos Hebreus9, duas de
Pedro, três de João, uma de Tiago, uma de Judas e o
Apocalipse de João.10 Sobre a confirmação deste cânon se
consultará a Igreja do outro lado do mar11. É também
permitida a leitura das Paixões dos mártires na
celebração de seus respectivos aniversários12"
(Concílio de Hipona, 08. out. 393).
- "Parece-nos bom que, fora das Escrituras canônicas,
nada deva ser lido na Igreja sob o nome 'Divinas
Escrituras'. E as Escrituras canônicas são as seguintes:
Gênese, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué,
Juízes, Rute, quatro livros dos Reinos, dois livros dos
Paralipômenos, Jó, Saltério de Davi, cinco livros de
Salomão, doze livros dos Profetas, Isaías, Jeremias,
Daniel, Ezequiel, Tobias, Judite, Ester, dois livros de
Esdras e dois [livros] dos Macabeus. E do Novo
Testamento: quatro livros dos Evangelhos, um [livro de]
Atos dos Apóstolos, treze epístolas de Paulo, uma do
mesmo aos Hebreus, duas de Pedro, três de João, uma de
Tiago, uma de Judas e o Apocalipse de João. Isto se fará
saber também ao nosso santo irmão e sacerdote,
Bonifácio, bispo da cidade de Roma, ou a outros bispos
daquela região, para que este cânon seja confirmado,
pois foi isto que recebemos dos Padres como lícito para
ler na Igreja" (Concílio de Cartago III (397) e
Concílio de Cartago IV (419)).
- Tratemos agora sobre o que sente a Igreja Católica
universal, bem como o que se dever ter como Sagradas
Escrituras: um livro do Gênese, um livro do Êxodo, um
livro do Levítico, um livro dos números, um livro do
Deuteronômio; um livro de Josué, um livro dos Juízes, um
livro de Rute; quatro livros dos Reis13, dois dos
Paralipômenos; um livro do Saltério; três livros de
Salomão: um dos Provérbios, um do Eclesiastes e um do
Cântico dos Cânticos; outros: um da Sabedoria, um do
Eclesiástico. Um de Isaías, um de Jeremias com um de
Baruc e mais suas Lamentações, um de Ezequiel, um de
Daniel; um de Joel, um de Abdias, um de Oséias, um de
Amós, um de Miquéias, um de Jonas, um de Naum, um de
Habacuc, um de Sofonias, um de Ageu, um de Zacarias, um
de Malaquias. Um de Jó, um de Tobias, um de Judite, um
de Ester, dois de Esdras, dois dos Macabeus. Um
evangelho segundo Mateus, um segundo Marcos, um segundo
Lucas, um segundo João. [Epístolas:] a dos Romanos, uma;
a dos Coríntios, duas; a dos Efésios, uma; a dos
Tessalonicenses, duas; a dos Gálatas, uma; a dos
Filipenses, uma; a dos Colossenses, uma; a Timóteo,
duas; a Tito, uma; a Filemon, uma; aos Hebreus, uma.
Apocalipse de João apóstolo; um, Atos dos Apóstolos, um.
[Outras epístolas:] de Pedro apóstolo, duas; de Tiago
apóstolo, uma; de João apóstolo, uma; do outro João
presbítero, duas14; de Judas, o zelota, uma.
(Catálogo dos livros sagrados, composto durante o
pontificado de São Dâmaso [366-384], no Concílio de Roma
de 382)
- "Quais os livros aceitos no cânon das Escrituras, o
breve apêndice o mostra: Cinco livros de Moisés, isto é,
Gênese, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Um
livro de Josué, filho de Num; um livro dos Juízes;
quatro livros dos Reinos; e Rute. Dezesseis livros dos
Profetas; cinco livros de Salomão; o Saltério. Livros
históricos: um de Jó, um de Tobias, um de Ester, um de
Judite, dois dos Macabeus, dois de Esdras, dois dos
Paralipômenos. Do Novo Testamento: quatro livros dos
Evangelhos; quatorze epístolas do apóstolo Paulo, três
de João, duas de Pedro, uma de Judas, uma de Tiago; os
Atos dos Apóstolos; e o Apocalipse de João" (Papa
Inocêncio I, 20.02.405; Carta "Consulenti Tibi" a
Exupério, Bispo de Tolosa).
- "Devemos agora tratar das Escrituras Divinas. Vejamos
o que a Igreja Católica universalmente aceita e o que
deve ser evitado: (1) Começa a ordem do Antigo
Testamento: um livro da Gênese, um do Êxodo, um do
Levítico, um dos Números, um do Deuteronômio, um de
Josué (filho de Num), um dos Juízes, um de Rute, quatro
livros dos Reis, dois dos Paralipômenos, um livro de 150
Salmos, três livros de Salomão (um dos Provérbios, um do
Eclesiastes, e um do Cântico dos Cânticos). Ainda um
livro da Sabedoria e um do Eclesiástico. (2) A ordem dos
Profetas: um livro de Isaías, um de Jeremias com Cinoth
(isto é, as suas Lamentações), um livro de Ezequiel, um
de Daniel, um de Oséias, um de Amós, um de Miquéias, um
de Joel, um de Abdias, um de Jonas, um de Naum, um de
Habacuc, um de Sofonias, um de Ageu, um de Zacarias e um
de Malaquias. (3) A ordem dos livros históricos: um de
Jó, um de Tobias, dois de Esdras, um de Ester, um de
Judite e dois dos Macabeus. (4)A ordem das escrituras do
Novo Testamento, que a Santa e Católica Igreja Romana
aceita e venera são: quatro livros dos Evangelhos (um
segundo Mateus, um segundo Marcos, um segundo Lucas e um
segundo João). Ainda um livro dos Atos dos Apóstolos. As
14 epístolas de Paulo Apóstolo: uma aos Romanos, duas
aos Coríntios, uma aos Efésios, duas aos
Tessalonicenses, uma aos Gálatas, uma aos Filipenses,
uma aos Colossenses, duas a Timóteo, uma a Tito, uma a
Filemon e uma aos Hebreus. Ainda um livro do Apocalipse
de João. Ainda sete epístolas canônicas: duas do
Apóstolo Pedro, uma do Apóstolo Tiago, uma de João
Apóstolo, duas epístolas do outro João (presbítero) e
uma de Judas Apóstolo (o zelota)" (Papa S. Gelásio,
~495; Decreto Gelasiano; repetido em 520 pelo Papa S.
Hormisdas. Seguido também pelo Concílio Ecumênico de
Florença15 [1438-1445], e novamente ratificado pelos
Concílio de Trento16 [1546-1563] e Vaticano I [1870])).
- Outras Fontes:
Concílio Regional de Trulos, realizado
no ano 692.
- 1 Trata-se dos dois livros de Samuel (1º Rs. / 2º Rs.)
e os dois livros de Reis (3º Rs. / 4º Rs.).
- 2 Isto é, os dois livros das Crônicas (1º Cr. / 2º
Cr.).
- 3 Ou seja: Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos
Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico.
- 4 A saber: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas,
Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e
Malaquias.
- 5 Incluindo as "Lamentações" e "Baruc",
segundo a Septuaginta.
- 6 Isto é, o livro de Esdras e o livro de Neemias.
- 7 Mateus, Marcos, Lucas e João.
- 8 Aos Romanos, duas aos Coríntios, aos Gálatas, aos
Efésios, aos Filipenses, aos Colossenses, duas aos
Tessalonicenses, duas a Timóteo, a Tito e a Filemon.
- 9 Curiosa distinção resultada, provavelmente, dos
escrúpulos que a Igreja Africana tinha a respeito da
autenticidade literária paulina dessa epístola.
- 10 Percebe-se, assim, que o cânon coincide
perfeitamente com o cânon definido pelo Concílio de
Trento.
- 11 Trata-se da Igreja de Roma.
- 12 Alusão ao culto dos santos mártires.
- 13 Os Concílios regionais de Cartago simplesmente
repetem, com as mesmas palavras, o conteúdo do cânon 36
do Concílio regional de Hipona. A diferença está somente
na conclusão.
- 14 Interessante distinção, já que antiquíssima
tradição de Éfeso distinguia o João Apóstolo de um João
Presbítero, da mesma região.
- 15 cf. Decreto "Pro Iacobitis" (da Bula
"Cantate Domino", de 04.02.1441): "...O
Sacrossanto Concílio professa que um e o mesmo Deus é o
autor do Antigo e do Novo Testamento, isto é, da Lei,
dos Profetas e do Evangelho, pois os santos de ambos os
Testamentos falaram sob a inspiração do mesmo Espírito
Santo. Este Concílio aceita e venera os seus livros que
vêm indicados pelos títulos seguintes: Cinco livros de
Moisés (isto é, Gênese, Êxodo, Levítico, Números e
Deuteronômio), Josué, Juízes, Rute, quatro livros dos
Reis, dois dos Paralipômenos, Esdras, Neemias, Tobias,
Judite, Ester, Jó, o Saltério de Davi, as Parábolas
(Provérbios), Eclesiastes, Cântico dos Cânticos,
Sabedoria, Eclesiástico, Isaías, Jeremias, Baruc,
Ezequiel, Daniel, os Doze Profetas menores (isto é,
Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum,
Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias) e dois
livros dos Macabeus. Quatro Evangelhos (Mateus, Marcos,
Lucas e João), catorze epístolas de Paulo (uma aos
Romanos, duas aos Coríntios, uma aos Gálatas, uma aos
Efésios, uma aos Filipenses, uma aos Colossenses, duas
aos Tessalonicenses, duas a Timóteo, uma a Tito, uma a
Filemon, uma aos Hebreus), duas epístolas de Pedro, três
de João, uma de Tiago, uma de Judas, os Atos dos
Apóstolos e o Apocalipse de João".
- 16 cf. Decreto sobre o Cânon (sessão IV, de
08.04.1546).
Fonte: Site "Veritatis Splendor" |
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O Terço
(Rosário) dos Homens não exige
nada e não cobra nada da vida pessoal dos seus
participantes, o que faz
com que seus membros se sintam livres, e a liberdade dá ao
homem o poder de ser aquilo que ele deseja ser, daí as
transformações se sucederem de modo espontâneo
causado pelo contato que os mesmos passam a ter
com
Deus por intercessão
de Maria. |
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