A Intermediação de Maria Mãe dos Homens
para nos levar ao Cordeiro de Deus

'O ROSÁRIO É A VIDA DE CRISTO CONTEMPLADA COM O OLHAR DE MARIA'
"
Maria é aquela que nos acompanha na escuridão da noite até o clarear do novo dia”

O Primeiro - o número 1  na Internet.- clique aqui
                                                   Criado em 30 de março de 2005

 

Não confundir o site do Terço dos Homens : www.tercodoshomens.com.br
com o www.tercodoshomens.org.br que é o mesmo 
www.tercodoshomensmaerainha.org.br

Este site apresenta, com exclusividade, o Terço dos Homens rezado nas suas origens pelo primeiro tesoureiro,  
um dos fundadores do grupo. Sr. Manoel Pedral, falecido à mais de 40 anos -
ouçam


84 ANOS DE GRAÇAS E BÊNÇÃOS no Brasil e no mundo

0">  
Conhecendo a Bíblia Sagrada

PÁGINA INICIAL

A Igreja, que é "a coluna e sustentáculo da verdade" (1ª Tm. 3, 15), guarda fielmente a fé uma vez por todas confiada aos santos (cf. Jd. 1, 3). É ela que conserva a memória das Palavras de Cristo, é ela que transmite de geração em geração a confissão de fé dos apóstolos. Como uma mãe que ensina seus filhos a falar e, com isso, a compreender e a comunicar, a Igreja, nossa Mãe, nos ensina a linguagem da fé para introduzir-nos na compreensão e na vida da fé. (Catecismo da Igreja Católica)"
29. Jesus, Nosso Divino Mestre
18. A Transfiguração

- Um dia, Jesus foi com três dos seus apóstolos, Pedro, Tiago e João, a um monte alto e transfigurou-se diante deles. A sua face resplandeceu como o sol e as suas vestes alvejaram como a neve. Ao mesmo tempo apareceram Moisés e Elias falando com ele.

- Tomando a palavra, Pedro disse a Jesus: "Senhor, é bom estarmos aqui. Se quiserdes, armaremos aqui três barracas, uma para vós, outra para Moisés e outra para Elias".

- Mas, de repente, uma nuvem luminosa os envolveu e do meio da nuvem ouviu-se uma voz: "este é o meu filho dileto em quem pus toda a minha complacência. Escutai-o".

- Ouvindo estas palavras, os discípulos caíram por terra e ficaram com muito medo. Porém, Jesus se aproximou deles e os tocou, dizendo: "levantai-vos e não temais". Então ergueram os olhos e não viram mais ninguém a não ser Jesus.

19. As Bem-Aventuranças

-
De toda a parte acorriam multidões para ouvir as palavras de Jesus. Certa vez, Jesus subiu a um monte, sentou-se e começou a ensinar, dizendo:

- "Bem-aventurados os pobres de espírito porque deles é o reino dos céus;
- Bem-aventurados os mansos porque possuirão a terra;
- Bem aventurados os que choram porque serão consolados;
- Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque serão saciados;
- Bem-aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia
- Bem-aventurados os puros de coração porque verão a Deus;
- Bem-aventurados os pacíficos porque serão chamados filhos de Deus;
- Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça porque deles é o reino dos céus, e
- Alegrai-vos e exultai porque grande é a vossa recompensa nos céus"
.

20. A Lei do Amor

-
Certo dia, um doutor da Lei perguntou a Jesus: "Mestre, qual o maior mandamento da Lei"?

- Jesus disse-lhe: "amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. Este é o maior e o primeiro dos mandamentos. O segundo é semelhante a este: amarás o teu próximo como a ti mesmo".

- Jesus também disse: "amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos perseguem e caluniam. Assim sereis filhos do vosso Pai que está nos céus e que faz nascer o sol para os bons e os maus, além de enviar a sua chuva aos justos e aos pecadores".

21. A Oração do Senhor

-
Certo dia que Jesus voltava de orar num lugar solitário, disseram-lhe os discípulos: "Senhor, ensinai-nos a orar". Então Jesus disse: "quando orardes, dizei assim: Pai nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém".

- Depois Jesus disse: "pedi e recebereis; procurai e achareis; batei e abrir-se-vos-á!

- Se porventura algum de vós pedir pão a seu pai dar-lhe-á ele uma pedra? Ou se lhe pedir um peixe, dar-lhe-á ele uma serpente? Ou se lhe pedir um ovo, dar-lhe-á ele um escorpião? Se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celestial dará espírito bom aos que lhe pedirem?

- Digo-vos ainda que, se dois de vós se unirem na terra e pedir qualquer coisa, está lhe será concedida por meu Pai que está nos céus. Porque, onde estiverem dois ou três pessoas reunidas em meu nome, eu estarei no meio delas"
.

22. Devemos Orar Com Humildade

-
Jesus também propôs está parábola: "entraram dois homens no templo para orar: um era fariseu e o outro era cobrador de impostos. O fariseu, em pé, gritava: 'Graças te dou, ó Deus, porque não sou como os outros homens: ladrões, ímpios, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. Jejuo duas vezes por semana e pago o dízimo de tudo o que possuo'. Porém, o cobrador de impostos, conservando-se a distância, não ousava sequer levantar os olhos para o céu, mas batia no peito dizendo: 'Tende piedade de mim, ó Deus, porque sou pecador'. Digo-vos que este voltou justificado para sua casa e não o outro porque quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado".

23. Devemos Procurar os Bens do Céu

-
Jesus ainda disse: "não vos preocupeis demais com o vosso sustento. Vede as aves do céu: elas não semeiam, não colhem, nem juntam no celeiro; mas o vosso Pai Celeste as sustenta. Acaso vós não valeis muito mais do que elas?

- Não vos inquieteis com o que haveis de vestir. Vede como crescem os lírios do campo: não trabalham, nem fiam; contudo eu vos digo: nem Salomão, em toda a sua magnificência, se vestiu como um deles.

- Não vos aflijais, dizendo: 'que haveremos de comer ou de beber? Com que havemos de nos vestir?'. O vosso Pai do céu sabe que precisais de tudo isso. Mas, em primeiro lugar, buscai o reino de Deus e a sua justiça e tudo mais vos será dado por acréscimo"
.

24. Jesus Ensina a Praticar Boas Obras

-
Disse Jesus: "nem todo aquele que me diz 'Senhor, Senhor' entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, esse entrará no reino dos céus.

- Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens com o fim de serdes vistos por eles; de outra sorte, não sereis remunerados pelo vosso Pai que está nos céus. Quando deres esmola, não façais tocar a trombeta diante de vós, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas para serem honrados pelos homens. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Quando deres esmola, não saiba a vossa mão esquerda o que faz a direita para que a vossa esmola fique em segredo e o vosso Pai, que vê no segredo, vos pagará"
.

- Certo dia, Jesus estava no templo em frente da caixa de esmolas e observava o povo que ali deixava dinheiro. Alguns ricos davam muito, mas chegou também uma pobre viúva que colocou duas moedinhas. Jesus chamou os discípulos e disse-lhes: "em verdade vos digo: está pobre viúva deu mais que todos os outros porque os outros deram o que tinham de sobra enquanto que ela deu, em sua pobreza, tudo o que tinha".

25. Jesus Manda Obedecer as Autoridades

-
Certa vez, os fariseus quiseram armar uma cilada para Jesus. Mandaram seus discípulos juntamente com os herodianos perguntarem-lhe: "Mestre, conhecemos a vossa retidão e sabemos que ensinais o caminho de Deus segundo a verdade, sem querer agradar ninguém pois não fazeis distinção de pessoas. Dizei-nos, portanto: é lícito ou não pagar o tributo a César"?

- Jesus, percebendo a malícia, respondeu: "por que me tentais, hipócritas? Mostrai-me a moeda do tributo".

- Eles mostraram-lhe o dinheiro e Jesus disse-lhes: "de quem é esta imagem e está inscrição"? Responderam: "de César". Disse-lhes então Jesus: "pois daí a César o que é de César e a Deus o que é de Deus".

26. A Vida Presente Prepara a Eternidade

-
Jesus disse: "havia um homem rico, que se vestia de púrpura e de linho fino e que todos os dias preparava um banquete esplêndido. Havia também um mendigo chamado Lázaro que jazia à sua porta, coberto de chagas. Este desejava saciar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico, mas ninguém as dava. E os cães vinham lamber-lhe as feridas.

- Ora, certo dia o mendigo morreu e os anjos o levaram para o seio de Abraão. O rico também morreu e foi levado para o inferno. Enquanto estava sendo atormentado, levantou os olhos e viu Abraão ao longe e Lázaro no seu seio. Gritando, disse: 'Pai Abraão, tende piedade de mim e mandai Lázaro molhar a ponta do dedo na água para me refrescar a língua porque sofro terrivelmente nestas chamas'. Abraão respondeu-lhe: 'filho, lembra-te que recebeste os bens em vida e Lázaro, ao contrário, os males. Por isso, agora ele é consolado e tu és atormentado'. Disse o rico: 'Pai, peço-vos ao menos que o mandeis a minha casa para que avise os meus irmãos para que também eles não venham para este lugar de tormentos'. Abraão respondeu: 'eles têm Moisés e os profetas. Que os ouçam'. Ele, porém, insistiu: 'não, pai Abraão! Se algum dos mortos for até eles, farão penitência'. Abraão disse: 'se não ouvem Moisés e os profetas, tão pouco acreditariam ainda que algum dos mortos ressuscitasse'"
.

27. No Fim, Todos Serão Julgados

-
Jesus ainda disse: "no fim do mundo, Deus voltará com todos os anjos. Assentar-se-á no seu trono de glória e todas as nações se reunirão diante dele. Os bons estarão à direita e os maus à esquerda.

- Dirá então aos da direita: 'vinde, benditos de meu Pai. Possuí o reino que vos está preparado desde a criação do mundo'. Depois dirá aos da esquerda: 'afastai-vos de mim, malditos. Ide para o fogo eterno preparado para o demônio e seus anjos'. Estes irão para o suplício eterno e os justos para a vida eterna"
.

 O Terço (Rosário) dos Homens não exige nada e não cobra nada da vida pessoal dos seus participantes, o que faz com que seus membros se sintam livres, e a liberdade dá ao homem o poder de ser aquilo que ele deseja ser, daí as transformações se sucederem de modo espontâneo causado pelo contato que os mesmos passam a ter com Deus por intercessão de Maria.