A Intermediação de Maria Mãe dos Homens
para nos levar ao Cordeiro de Deus

'O ROSÁRIO É A VIDA DE CRISTO CONTEMPLADA COM O OLHAR DE MARIA'
"
Maria é aquela que nos acompanha na escuridão da noite até o clarear do novo dia”

O Primeiro - o número 1  na Internet.- clique aqui
                                                   Criado em 30 de março de 2005

 

Não confundir o site do Terço dos Homens : www.tercodoshomens.com.br
com o
www.tercodoshomens.org.br que é o mesmo 
www.tercodoshomensmaerainha.org.br

Este site apresenta, com exclusividade, o Terço dos Homens rezado nas suas origens pelo primeiro tesoureiro,  
um dos fundadores do grupo. Sr. Manoel Pedral, falecido à mais de 40 anos -
ouçam


83 ANOS DE GRAÇAS E BÊNÇÃOS no Brasil e no mundo

LITURGIA DIÁRIA

PÁGINA INICIAL

Liturgia Diária - do site: do www.cnbb.org.br - Santos(as) do dia: www.A12.com
19/09/19 - Quinta-feira - da Vigésima Quarta do Tempo Comum - verde - se após as Leituras desejar rezar o Terço (Rosário) reze os Mistérios Luminosos - clique
Oração da Manhã
Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Senhor, no início deste dia venho, em primeiro, Te agradecer por todas as graças que haveis me dispensado,
e pedir, também, Senhor, saúde e força para trabalhar por Ti, paz para o mundo e sabedoria para com todos, pois
quero olhar o mundo com olhos cheios de amor, ser paciente, compreensivo, manso e prudente;
ver, além das aparências, Teus filhos como Tu mesmo os vês, e assim não ver senão o bem em cada um.
Cerra meus ouvidos a toda calúnia e guarda minha língua de toda maldade.
Que só de bênçãos se encha meu espírito.
Que eu seja tão bondoso e alegre, que todos que se achegarem a mim, sintam Tua presença.
Senhor, reveste-me de Tua beleza, e que, no decurso deste dia, eu Te revele a todos.

Amém.
Introdução
Espírito Santo, Tu que nos esclareces em tudo e que iluminas os nossos caminhos para alcançarmos os nossos ideais.
Tu que tens o dom divino de perdoar os erros que cometemos, os que ainda iremos cometer e esquecermos o mal que nos fazem.
Queremos Te agradecer por tudo e pedir que aumentes cada vez mais a nossa fé, para que não nos afastemos de Ti, por maiores que sejam as ilusões materiais.
Queremos Te agradecer pela misericórdia que Tens para conosco, nossos entes queridos, nossos amigos e os que convivem conosco.
E finalmente Te pedimos sabedoria e condições necessárias para que os nossos dias sejam dedicados a Ti, a Deus Pai, ao Teu Filho Jesus Cristo e ao
Terço dos Homens por intermédio do Coração Imaculado de Maria Santíssima, nossa mãe.


Amém.
Ritos iniciais
- O amor sincero leva a pessoa a aproximar-se de Jesus, do qual procedem o perdão dos pecados e a transformação da vida. O Senhor nos conceda a graça de preservar no caminho da vida cristã.
Antífona de entrada

- Ouvi, Senhor,as preces do vosso servo e do vosso povo eleito: dai a paz àqueles que esperam em vós, para que os vossos profetas sejam verdadeiros (Ecl. 36, 18).

Ato Penitencial
- Meu Deus, eu me arrependo, de todo coração por todos meus pecados e os detesto, porque pecando, não só mereci as penas que justamente estabelecestes, mas principalmente por vos ofender pois sois sumo bem e digno de ser amado sobre todas as coisas, por isso, proponho firmemente, com a vossa ajuda, não mais pecar e fugir das ocasiões que me levem ao mesmo.
- Ó Deus de poder e misericórdia, que concedeis a vossos filhos(as) a graça de vos servir como devem, fazei que corramos livremente ao encontro das vossas promessas.
- Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
- Senhor, tende piedade de nós! Cristo, tende piedade de nós! Senhor, tende piedade de nós!
Oração do dia
- Ó Deus, criador de todas as coisas, volvei para nós o vosso olhar e, para sentirmos em nós a ação do vosso amor, fazei que vos sirvamos de todo coração.
- Por Cristo, nosso Senhor que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo
.
Liturgia da palavra
- Ao cristão cumpre cuidar da graça recebida por Deus, cuidando de si e dos irmãos para a salvação de todos. Desse cuidado a mulher do evangelho da precioso exemplo, cheio de amor e fé.
Primeira Leitura: 1ª Timóteo 4, 12-16
Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo

Caríssimo:
12ninguém te despreze por seres jovem. Pelo contrário, serve de exemplo para os fiéis, na palavra, na conduta, na caridade, na fé, na pureza.
13Até que eu chegue, dedica-te à leitura, à exortação, ao ensino.
14Não descuides o dom da graça que tu tens e que te foi dada por indicação da profecia, acompanhada da imposição das mãos do presbitério.
15Com perseverança, põe estas coisas em prática, para que todos vejam o teu progresso.
16Cuida de ti mesmo e daquilo que ensinas. Mostra-te perseverante. Assim te salvarás a ti mesmo e também àqueles que te escutam.

-
Palavra do Senhor
- Graças
a Deus
Responsorial: Sl. 110 (111)
R. Grandiosas são as obras do Senhor!

R. Grandiosas são as obras do Senhor!

1. Suas obras são verdade e são justiça, / seus preceitos, todos eles, são estáveis, / confirmados para sempre e pelos séculos, / realizados na verdade e retidão. - R.

2. Enviou libertação para o seu povo, / confirmou sua Aliança para sempre. / Seu nome é santo e é digno de respeito. - R.

3. Temer a Deus é o princípio do saber, / e é sábio todo aquele que o pratica. / Permaneça eternamente o seu louvor. - R.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
-
Vinde a mim, todos vós que estais cansados, e descanso eu vos darei, diz o Senhor (Mt. 11, 28\).
Evangelho: Lucas 7, 36-50
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas
- Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo:
36um fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa.
37Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume,
38e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés, enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com o perfume.
39Vendo isso, o fariseu que o havia convidado ficou pensando: "se este homem fosse um profeta, saberia que tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora".
40Jesus disse então ao fariseu: "Simão, tenho uma coisa para te dizer". Simão respondeu: "fala, mestre"!
41"Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro cinquuenta.
42Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois. Qual deles o amará mais"?
43Simão respondeu: "acho que é aquele ao qual perdoou mais". Jesus lhe disse: "tu julgaste corretamente".
44Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: "estás vendo esta mulher? Quando entrei em tua casa, tu não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém, banhou meus pés com lágrimas e enxugou-os com os cabelos.
45Tu não me deste o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés.
46Tu não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume.
47Por esta razão, eu te declaro: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor"
.
48E Jesus disse à mulher: "teus pecados estão perdoados".
49Então, os convidados começaram a pensar: "quem é este que até perdoa pecados"?
50Mas Jesus disse à mulher: "tua fé te salvou. Vai em paz"!

- Palavra da salvação
- Glória a vós Senhor
1ª Reflexão do site http://www.evangeli.net: Mons. José Ignacio Alemany Grau, Bispo Emérito de Chachapoyas - (Chachapoyas, Peru)
«Ela postou-se aos pés de Jesus chorando».

Hoje, Simon fariseu, convida para comungar o corpo de Jesus para chamar a atenção das pessoas. Era um ato de vaidade, mas o trato que Jesus deu ao recebê-lo, não correspondeu nem se quer ao mais elementar.

Enquanto ceiam, una pecadora pública faz um grande ato de humildade: «pondo-se atrás, aos pés de Jesus, começou a chorar e com suas lagrimas lhe molhava os pés e com os cabelos, os secavam, beijava seus pés e os ungia com o perfume» (Lc. 7, 38).

O fariseu em troca, ao receber Jesus, não lhe deu o beijo de saudação, água para seus pés, toalha para secá-los, nem lhe ungiu a cabeça com azeite. Além disso, o fariseu pensa mal, «se este fosse profeta, saberia quem e que tipo de mulher é a que está tocando, pois é uma pecadora» (Lc. 7, 39). De fato, quem não sabia com quem tratava era o fariseu!

O Papa Francisco tem insistido muito na importância de aproximar-se dos enfermos e assim “tocar a carne de Cristo”. Ao canonizar a santa Guadalupe García, Francisco disse: renunciar a uma vida cômoda para seguir ao chamado de Jesus amar a pobreza para poder amar mais aos pobres, enfermos e abandonados, para servir-lhes com ternura e compaixão, isto se chama “tocar a carne de Cristo”. “Os pobres, abandonados, enfermos, e os marginais são a carne de Cristo". Jesus tocava os enfermos e se deixava tocar por eles e pelos pecadores.

A pecadora do Evangelho tocou Jesus e Ele estava feliz vendo como se transformava seu coração. Por isso lhe presenteou a paz recompensando sua fé valente. - Tu amigo, te aproximas com amor para tocar a carne de Cristo em tantos que passam junto a ti e de ti necessitam? Si sabes fazê-lo, tua recompensa será a paz com Deus, com os demais e contigo mesmo.

Rev. D. Ferran Jarabo i Carbonell - (Agullana, Girona, Espanha)

«Tua fé te salvou. Vai em paz»!

Hoje, o Evangelho nos chama a ficar atentos ao perdão que o Senhor nos oferece: «teus pecados estão perdoados» (Lc. 7, 48). É preciso que os cristãos nos lembremos de duas coisas: que devemos perdoar sem julgar à pessoa e amar muito porque fomos perdoados gratuitamente por Deus. Gera-se um duplo movimento: o perdão recebido e o perdão amoroso que devemos dar.

«Quando alguém lhe insulte, não lhe jogue a culpa, jogue-a ao demônio que, em todo caso, é quem faz insultar, e descarregue nele toda sua ira; em troca, compadeça ao desgraçado que faz o que o diabo lhe mandar» (São João Crisóstomo). Não se deve julgar à pessoa mas reprovar a má ação. A pessoa é um objeto continuado do amor do Senhor, são as ações que nos distanciam de Deus. Nós, então, devemos estar sempre dispostos a perdoar, acolher e amar á pessoa, mas a rejeitar aquelas ações contrarias ao amor de Deus.

«Quem peca fere a honra de Deus e o seu amor, sua própria dignidade de homem chamado a ser filho de Deus e o bem espiritual da Igreja, da qual cada cristão deve ser pedra viva» (Catecismo da Igreja, n. 1487). Através do Sacramento da Penitência, a pessoa tem a possibilidade e a oportunidade de refazer sua relação com Deus e com toda a Igreja. A resposta ao perdão recebido, só pode ser o amor. A recuperação da graça e a reconciliação nos levará à amar com um amor divinizado. Somos chamados para amar como Deus ama!

Perguntemo-nos hoje, especialmente, se somos conscientes da grandeza do perdão de Deus, se somos aqueles que amam à pessoa e lutam contra o pecado e, finalmente, se acudimos com confiança ao Sacramento da Reconciliação. Tudo o podemos com o auxilio de Deus. Que nossa humilde oração nos ajude.
2ª Reflexão do site Evangelho Cotidiano:
 
Preces da assembleia
1. Conduzi, Senhor, a Igreja pelos caminhos do amor e da unidade, nós vos imploramos,

As. Senhor, iluminai-nos e atendei-nos.

2. Envolvei com vossa proteção o papa e fortalecei nosso Bispo, nós vos imploramos,

3. Cuidai dos ministros ordenados e ajudai-os a ser coerentes com o que pregam, nós vos imploramos, 

4. Protegei as mulheres da desvalorização, da discriminação e da violência doméstica, nós vos imploramos,

5. Dai-nos a graça de sempre acolher vosso perdão e estendê-lo aos outros, nós vos imploramos,

Preces pessoais

As. Amém.
Liturgia eucarística
- Na mesa da Eucaristia, celebramos a festa da partilha e do perdão: o Corpo e Sangue de Cristo nos proporcionam a experiência da graça de Deus e são, para nós, fonte de salvação.
Sobre as oferendas
- Sede propício, ó Deus, as nossas súplicas e acolhei com bondade as oferendas dos vosso servos e servas, para que aproveite a salvação de todos o que cada um trouxe em vossa honra.
- Por Cristo, nosso Senhor que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo
.
Antífona da comunhão
- Quão preciosa é, Senhor, a vossa graça! Eis que os filhos dos homens se abrigam sob a sombra das asas de Deus (Sl. 35, 18).
Depois da comunhão
- Ó Deus, que a ação da vossa Eucaristia penetre todo o nosso ser para que não  sejamos movidos por nossos impulsos, mas pela graça do vosso sacramento.
- Por Cristo, nosso Senhor que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo
.

 O Terço (Rosário) dos Homens não exige nada e não cobra nada da vida pessoal dos seus participantes, o que faz com que seus membros se sintam livres, e a liberdade dá ao homem o poder de ser aquilo que ele deseja ser, daí as transformações se sucederem de modo espontâneo causado pelo contato que os mesmos passam a ter com Deus por intercessão de Maria.