A Intermediação de Maria Mãe dos Homens
para nos levar ao Cordeiro de Deus

'O ROSÁRIO É A VIDA DE CRISTO CONTEMPLADA COM O OLHAR DE MARIA'
"
Maria é aquela que nos acompanha na escuridão da noite até o clarear do novo dia”

  O Primeiro - o número 1  na Internet.- clique aqui
Criado em 30 de março de 2005

Não confundir o site do Terço dos Homens : www.tercodoshomens.com.br
com o
www.tercodoshomens.org.br que é o mesmo 
www.tercodoshomensmaerainha.org.br

Este site apresenta, com exclusividade, o Terço dos Homens rezado nas suas origens pelo primeiro tesoureiro,  
um dos fundadores do grupo. Sr. Manoel Pedral, falecido à mais de 37 anos -
ouçam


81 ANOS DE GRAÇAS E BÊNÇÃOS no Brasil e no mundo

Sinais do Sagrado em nossos ambientes

PÁGINA INICIAL

Ir. Zuleides M. de Andrade, ASCJ
Curitiba-PR
zuleidesandrade@yahoo.com.br
www.apostolas-pr.org.br

O Evangelho de João relata que Jesus disse: Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância (Jo 10, 10). Certamente Jesus fazia referência à vida nas suas muitas dimensões: física, afetiva, intelectual, espiritual... É um dever de gratidão, como filhos amados de Deus e seguidores de Cristo, acolher e refletir sobre as palavras de Jesus. Cabe a nós dar atenção, promover e defender a vida, em todas as suas etapas e dimensões. Nesse tempo de quaresma, tempo de conversão, convidamos você, sua família, amigos e colegas a dar mais atenção à dimensão espiritual, em dois aspectos: no espaço físico e na dimensão do tempo.

Na liturgia da vida está presente a força comunicativa dos símbolos e sinais que, de forma silenciosa, tornam visível o invisível. O mistério de Deus deixou sua marca nas realidades sensíveis da criação, que, sendo vistos e tocados, tornam-se sinais sagrados do mistério da vida e da morte, que celebramos. Espaço e tempo precisam ser criados, organizados e visitados, para que as coisas e os momentos possam comunicar, para que a vida possa ter mais sentido e se desenvolver.

Nos ambientes do lar e do trabalho - espaço físico - é importante um lugar sagrado, espiritual, místico, religioso e festivo. Um lugar onde toalhas e vestes, flores e aromas, castiçais e velas, fotos e nomes, imagens e quadros, rosários e medalhas, livros e folhetos, nos falem com sua linguagem silenciosa, mas expressiva.

Uma estante, um armário, uma cômoda ou uma mesa pode servir de lugar onde haja destaque para a Bíblia Sagrada e espaço para a literatura cristã, livros de formação para jovens e adultos, livros de histórias religiosas para as crianças, acreditando que o pão nosso de cada dia é também feito de leitura, encantamento, reflexão e oração, para alimentar o espírito, iluminar a fé, fortalecer a esperança e reanimar a caridade.

Um lugar e sinal do sagrado onde cada um da família se recolhe e acolhe as bênçãos do despertar para um novo dia; onde o pai dirige um olhar interior a Deus e uma prece, pedindo as bênçãos para a família e o trabalho; lugar para o qual a mãe se volta, várias vezes ao dia, em espírito e em verdade, pedindo luzes e forças, para acertar o caminho da educação dos filhos e da harmonia familiar.

Um lugar que lembre a fé da família e onde os pequeninos balbuciam palavras de amor a Jesus, a Maria, aos Anjos e aos santos, e as crianças jogam beijos, com o recado cuida de mim, Jesus, Olhe por mim, Maria! ,venha comigo, Anjo! ao irem e voltarem da escola; lugar abençoado e sagrado onde os filhos, pela observação das coisas e pelo exemplo dos pais, assimilam a fé e a vida, da mesma forma com que assimilam o alimento para o corpo.

Um lugar sagrado para a família se acolher à noite, rever o dia, agradecer, pedir perdão e a proteção divina, convidar vizinhos e amigos e se reunirem em oração, na intenção de alguém que está doente e também contar histórias de vida, lembrando o que Jesus disse: Onde dois ou mais estiverem unidos em oração, eu estarei no meio deles.

Assim como, em nossos locais de trabalho costumamos colocar fotos e outras lembranças das pessoas queridas, coloquemos, também, algum sinal do sagrado. Temos necessidade de um espaço sagrado e de sinais de nossa adesão a Deus. Sinais tocantes e permanentes, que evoquem à nossa mente os compromissos assumidos no Batismo e demais sacramentos.

Por isso, convidamos você, sua família, amigos e colegas, a criar um espaço sagrado nos ambientes de seu lar e de seu trabalho e colocar Jesus em um lugar muito especial. Que Deus esteja bem no centro da família, sendo ponto de união e fonte de amor. Que Deus seja cada vez mais conhecido, amado, invocado e anunciado, em nossos caminhos reais e virtuais!

Que Deus tenha um lugar muito especial em nossa vida, o principal lugar! Então, estaremos dando mais um passo para viver a síntese dos mandamentos, apresentada por Jesus: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos!

=======

Jornal Evangelizar - março de 2010
.. ... ... ... ... ... ... ... ... ... .... .... ....... Respeitemos os direitos autorais!

 O Terço (Rosário) dos Homens não exige nada e não cobra nada da vida pessoal dos seus participantes, o que faz com que seus membros se sintam livres, e a liberdade dá ao homem o poder de ser aquilo que ele deseja ser, daí as transformações se sucederem de modo espontâneo causado pelo contato que os mesmos passam a ter com Deus por intercessão de Maria.